95º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A VILA CELEBRADO COM ESPETÁCULO NO CINETEATRO

ELEVADA A VILA EM 8 DE JULHO DE 1924
0
164

Vila Praia de Âncora

A 8 de julho de 1924 é publicado em Diário do Governo, na Lei 1:616, a elevação de Gontinhães à categoria de vila, passando a denominar-se a partir de então de Vila Praia de Âncora.

95 anos passados desta efeméride, este dia histórico é novamente assinalado com o hastear da bandeira na Praça da República, uma eucaristia a Luís Inocêncio Ramos Pereira e um espetáculo no cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, com o grupo “Contraponto”.

A participação não foi massiva, mas marcou-se a data e relembrou-se o acontecimento marcante para esta vila.

Nos discursos decorridos, o presidente da junta de freguesia leu a lei que promulgou esta ascensão a vila, proferiu a importância de “honrar os que dignificaram a nossa terra”, referindo o nível que permitiu o desenvolvimento, a atratividade dos agricultores, marceneiros, pescadores e comerciantes, sendo à época uma aldeia muito procurada.

O presidente do município, Miguel Alves, referiu o que aconteceu há 95 anos, pela vontade de Luís Inocêncio Ramos Pereira e pelo “trabalho que gerações de Ancorenses fizeram com que acontecesse”. Referiu que “homenageamos com sentido de responsabilidade” todos os que estão nas associações e na atividade pública, sendo todos chamados a “ser Vila Praia de Âncora”. Disse ainda que “cantamos aniversário e preparamo-nos para o futuro, com todos os problemas que ainda subsistem.”