A ORIGEM DO COMPUTADOR MODERNO

0
56

Foram muitos os passos para a criação dos computadores modernos. Uma etapa que merece destaque foi a concepção do calculador analítico por Charles Babbage, em 1837.

Essa máquina receberia informações através de cartões perfurados (a mesma função de um teclado moderno) Um conjunto de rodas dentadas, o moinho, seria capaz de executar as operações (correspondente ao CPU – Unidade Central de Processamento). Haveria uma unidade chamada armazém (memória) para guardar números fornecidos pelos cartões ou pelas operações do moinho. Babbage também desenhou a primeira impressora.

Apesar de inteiramente mecânico (e não ter sido construído na época) a estrutura básica da invenção de Babbage faz parte dos computadores modernos. Por esse motivo Babbage é considerado o “pai do computador”.

TOQUE DE UMA MÃO FEMININA!

O computador de Babbage contou com a importante contribuição da matemática Ada Lovelace. Foi ela quem escreveu as séries de instruções (algoritmo) para o calculador analítico de Babbage. Portanto, Ada foi a primeira programadora da história. 

Se consideramos Charles Babbage é o pai do computador, Ada Lovelace é a mãe!

Fonte: Entendamaisciência
Fotos: wikipedia e pplware.sapo.pt