AACAM Associação de Amizade e Cooperação das Vilas Geminadas com Caminha

Reunião da Assembleia Geral decorreu no dia 14 de Maio de 2024 no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora
0
357

Realizou-se no dia 14 de maio, no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, a Assembleia Geral da AACAM – Associação de Amizade e Cooperação das Vilas Geminadas com Caminha que contou com a participação de cerca de dezena e meia de novos sócios alguns dos quais passaram a integrar os órgão sociais, com vista a dinamizar esta associação.

Recordamos que a generalidade dos novos sócios são ex-formandos que, entre 1986 e 1988 em interligação com a AACAM e o Comité de Jumelage e a Mairie de Pontault-Combault, estiveram envolvidos em França em percursos de qualificação profissional na região parisiense beneficiando dos primeiros apoios do Fundo Social Europeu.

Neste reunião foi aprovado o Relatório e Contas  e em termos de plano de ações futuras foi deliberado

  1. – Estabelecimento de contactos com a APCS enquanto associação representativa da comunidade portuguesa;
  2. – Apoio na realização de estágios na região parisiense para alunos dos cursos profissionais considerados relevantes para a região;
  3. – Organizar encontros anuais dos associados da AACAM e ex-educandos e ex-formandos enquadrados em projetos de formação em França;
  4. – Desenvolver ações tendentes a sinalizar o 40º aniversário da ida dos primeiros formandos em 2026; 
  5.  – Organizar uma visita às Escola frequentadas por educandos e formandos em Pontault-Combault e Região de Seine-et-Marne.

Recordamos que a AACAM – Associação de Amizade e Cooperação das Vilas e Cidades Geminadas com Caminha foi constituída por escritura pública no dia 4 de maio de 1981 para, em articulação com a  Câmara Municipal de Caminha e de Pontault-Combault, a APCS – Associação Portuguesa Cultural e Social e o Comité de Jumelage promover ações com vista  a desenvolver a cooperação entre as comunidades geminadas em vários domínios como a educação e a formação, a cultura e o desporto, a administração local e regional, a economia e o turismo.

Durante os primeiros anos as ações desenvolvidas visaram o conhecimento recíproco das realidades de cada município nos domínios acima referidos com participações frequentes dos eleitos locais de ambos os municípios em várias iniciativas, designadamente, na Festa Franco Portuguesa organizada pela APCS com o apoio da Mairie de Pontault-Combault e incentivo aos intercâmbios escolares envolvendo muitas dezenas de alunos das escolas básicas de ambos os municípios e ações interassociativas envolvendo associações culturais no Salão de Outono de Pontault-Combault (exposição de pintura e escultura), desportivas e humanitárias.

Com a entrada de Portugal na União Europeia em 1 de janeiro de 1986 os intercâmbios conheceram novos desenvolvimentos nomeadamente percursos de qualificação profissional na região parisiense envolvendo os Liceus Profissionais situados na região onde se insere o município de Pontault-Combault para onde foram encaminhados com apoio da AACAM algumas dezenas de jovens de Caminha e de outras regiões do país. As ações de formação desenvolvidas com o apoio do FSE – Fundo Social Europeu foram escolhidas atenta a falta de resposta do Estado Português áreas como a informática, eletrónica, artes gráficas, frio e climatização e aquacultura e o seu impacto foi muito significativo para os jovens envolvidos em termos pessoais e profissionais.

Salientamos que nos últimos anos, ocorreram mudanças com algum significado nos domínios político, económico e social que, em determinados momentos, condicionaram e cercearam a atividade associativa nos municípios geminados sendo certo que nos últimos anos as ações tem-se circunscrito a participações na Festa Franco Portuguesa e estabelecimento de acordos pontuais de colaboração entre a APCS a COOPETAPE enquanto entidade proprietária da ETAP – Escola Profissional, viabilizando-se a realização de estágios em unidades hoteleiras de Pontault-Combault envolvendo alunos que frequentam cursos na área de hotelaria em Pontault-Combault em Vila Praia de Âncora.

Passados 43 anos após a celebração, em 1978, da primeira geminação entre municípios portugueses (Caminha) e franceses (Pontault-Combault) a que se seguiu a constituição a AACAM para interagir com o Comité de Jumelage e a APCS enquanto estruturas vocacionadas para em colaboração com os municípios desenvolverem atividades previstas nos instrumentos fundadores da geminação, importa refletir, propor e implementar ações potenciadoras de novas dinâmicas e intercâmbios nos diversos domínios.

Espera-se que com a eleição dos novos órgãos diretivos sejam efetivamente dinamizadas as atividades envolvendo as duas comunidades.

NOVOS ÓRGÃOS DIRETIVOS:

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: José joaquim Pita Guerreiro
Vice-Presidente: Angelina Cláudia Vaz Alves Azevedo  Presa
1º Secretário: Carlos João Ferreira Pais
2º Secretário: José Manuel Baixinho Silva

DIREÇÃO

Presidente: José Luís Diogo de Azevedo Presa
Vice-Presidente: Manuel Joaquim da Silva Araújo
Secretário: Carlos Alberto Correia Torres Sampaio
Tesoureiro: Jaime Santos Reis
Vogal: João Manuel Marques Pereira

CONSELHO FISCAL:

Presidente: António Manuel Vasconcelos Cabral Pinto
Secretário: Luis Manuel Gonçalves Esteves 
Relator: José Gaspar Pereira