(A)BRAÇOS DE MAR | DAC PROMOVE PLANTAÇÃO DE CAMARINHA

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha
0
2019

No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), em trabalho de articulação curricular desenvolvido a partir da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 6º ano do segundo ciclo do ensino básico da escola sede do agrupamento de escolas do concelho de Caminha, participaram numa ação de plantação de camarinha na freguesia de Moledo.

Foi a 28 de outubro do ano corrente, seguindo a planificação DAC, articulando todas as disciplinas do currículo, que estes alunos, sob o acompanhamento pedagógico das docentes Elisa Ramos, Isilda Cunha, Maria José Enes, Maria João Fornelos, Isabel Cunha, Teresa Dantas e Ana Paula Ribeiro, tiveram a oportunidade de se envolveram numa ação cívica de sustentabilidade ambiental, consolidação territorial e preservação do meio natural.

A atividade desenvolvida concorre para um produto DAC de cariz organizativo que se traduzirá numa sessão debate e resumirá o trabalho subordinado ao tema Camarinhas, numa ação focada no território e enquadrada no tema aglutinador (A)Braços de Mar.

A camarinha é uma planta persistente, da família Ericaceae, que, em Portugal, ocorre em praticamente toda a faixa costeira. É de grande importância na consolidação no cordão dunar e tem merecido, no concelho de Caminha, uma atenção especial por parte da COREMA, associação ambientalista, da Câmara Municipal de Caminha e da Junta da Freguesia da União de Freguesias de Moledo e Cristelo. O Agrupamento de Escolas manterá o seu envolvimento neste grande movimento de plantação de camarinha, estando prevista a participação dos seus alunos, numa nova sessão de plantação, acompanhada pela COREMA, ainda no presente mês de novembro.  

JCR | GabComAESP