Ação pedagógica | Semana das Línguas

Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha
0
1821

Na semana de 6 a 10 de maio, celebrou-se, no Agrupamento de Escolas, tanto na escola sede, em Caminha, como na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, a Semana da Europa, que concentra um dos símbolos europeus, o Dia da Europa (9 de maio). Como tem sido hábito, esta celebração é feita também pela apresentação de trabalhos dos alunos no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal (2.ºCiclo), de Geografia (3.ºCiclo) e ainda das diferentes disciplinas de línguas (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Português).

A dar o mote a esta semana de celebração da Europa, forma lançadas exposições variadas relativas aos países europeus, dando relevo a alguns dos seus monumentos mais característicos e que em algumas situações são elementos de construção de identidade das suas cidades, ou mesmo do próprio país.

Refletindo a criatividade dos alunos, os trabalhos tradicionalmente espantam e os deste ano não fugiram à regra. Apresentados em diversos suportes deram um colorido diferente à sala de convívio, enriquecido pela decoração desenhada e aplicada pelas docentes e alunos das áreas curriculares disciplinares de línguas, acrescentando um ar festivo e contribuindo para a disseminação de informação.

Este ano foi dado seguimento à iniciativa “A pergunta do dia relativa a cada língua”, contribuindo para a interação e despertando curiosidade em todos os participantes, dando, ao mesmo tempo, o enfoque competitivo que gera a expectativa para a possibilidade de ser um dos vencedores e receber um dos prémios oferecidos pela escola.

A semana dedicou ainda um dia especial a cada um dos grupos disciplinares de cada uma das línguas lecionadas no Agrupamento de Escolas, iniciando com Alemão, seguindo-se Francês, Português, Espanhol e Inglês.

As atividades promovidas por cada área disciplinar de língua permitiu desenvolver e testar competências e conhecimentos, provando, a disciplina de Alemão, os saberes da cultura e geografia alemãs, fazendo uso de recursos digitais (Kahoot) e diferentes testes em formato quizz.

A disciplina de Francês primou pelos sabores e pelos sons, criando um ambiente francófono que instou os presentes a saborear deliciosos crepes de chocolate, seguida no exemplo pela disciplina de Espanhol.

No âmbito da disciplina de Inglês, a última e a quem coube encerrar a semana da Europa, fez-se da música um marco linguístico, complementado por um British moment sentido no tilintar da chávena de chá acompanhado de deliciosos scones, entusiasmando a realização de diversos jogos didáticos realizados na modalidade de m-learning.

O enfoque dado a cada dia foi traduzido em pormenores gastronómicos servidos na refeição diária da escola, tanto no prato principal, como nas saborosas sobremesas identitárias da cultura nacional do país de origem de cada uma das línguas. Este ano, quer na preparação de alguns materiais, quer na organização e participação ativa nas diferentes atividades desenvolvidas, essencialmente no Dia do Inglês, foram os alunos do Curso Profissional de Operações Turísticas o apoio que possibilitou a realização das mesmas, tornando-se igualmente uma experiência de aprendizagem para todos.