Ação Pedagógica – Visita de Estudo (Porto)

0
399

Promovendo a aprendizagem em diferentes contextos, alargando o domínio dos saberes e o acesso à cultura, os alunos do 11º A da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, bem como os dos 12º A e B da Escola Sede do Agrupamento (Caminha), realizaram um ciclo de visitas de estudo diferenciado, correspondendo às opções formativas de cada um.

Assim, os alunos de 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias, juntamente com os alunos da opção de Biologia e Geologia do 12º ano do mesmo curso, realizaram uma visita, a 21 de fevereiro, ao Instituto de Genética Médica Jacinto de Magalhães, seguida de uma outra ao Museu de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Nestas unidades foi possível confrontar saberes adquiridos no âmbito dos domínios curriculares das disciplinas envolvidas, espreitando um conjunto de conhecimentos que despertam a curiosidade científica e o enriquecimento cultural e científico destes alunos.

Sob a orientação e suporte pedagógico dos docentes Marcelo Pereira, Alberta Gonçalves e Domingos Alves, esta visita foi igualmente uma oportunidade de contacto com o mundo das profissões que justifica a opção a que estes alunos se obrigam a curto trecho, perspetivando a sua formação superior, e que vem na sequência de outras ações já realizadas, como a visita à Universidade do Minho e a palestra com Ex-alunos do Agrupamento a frequentar o Ensino Superior.

No mesmo dia, os alunos do 11º A da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora do Curso de Línguas e Humanidades realizaram um périplo alargado pela cidade do Porto, sob a ação pedagógica e curricular da docente de História A, Isabel Ruivo.

O Museu Militar do Porto foi o ponto de partida, tendo aí sido guiados numa visita entusiasmante que testemunha a riqueza do espólio reservado neste espaço, refletindo a história militar como elemento de saberes que se alia ao desenvolvimento humano e à afirmação dos estados. Numa ação curricular e promotora do confronto de saberes em contexto real, os alunos seguiram o seu périplo pela cidade do Porto fazendo um percurso que atravessou o centro histórico desta cidade, com a realização de um peddy paper. O dia terminaria com a visita ao famoso Museu Nacional Soares dos Reis, voltando a beneficiar de uma visita guiada, imergindo num universo de cultura que eleva os povos e os conforta na riqueza das artes. Neste museu testemunharam a beleza e valor aí reservados, que atravessa, nas diferentes coleções, a cerâmica, a escultura, a gravura, a joalharia, o mobiliário, a pintura, os têxteis e os vidros, consagrando os nomes dos autores aí representados.

Com esta iniciativa o Agrupamento de Escolas potenciou os recursos que aloca ao saber e alargou o leque de oportunidades disponibilizadas ao serviço da aprendizagem, assumindo o seu papel essencial na formação cultural que se repercutirá na forma de ser e estar dos seus alunos, nos diferentes domínios das suas ações futuras, particularmente profissional e socialmente.JCR | GabCom

Tagsporto