AGRUPAMENTO INICIA O ANO ESCOLAR COM MAIS FLEXIBILIDADE CURRICULAR

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha
0
46

Na abertura do novo ano escolar, o Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha apresenta um conjunto de ações que refletem o seu empenho e determinação na valorização dos conhecimentos e capacidades dos seus alunos, medidos no conjunto de valores globais que enformam a ação da escola e a vivência em sociedade.

Na esteira da sua ação passada, particularmente no desenvolvimento do projeto Nosso Mar, o Agrupamento de Escolas assume agora domínios de autonomia curricular e oferta complementar, ligando, de forma articulada, os saberes disciplinares à realidade local.

Transversal a todos os ciclos de ensino, os domínios de autonomia curricular serão o elo de ligação entre a gestão do currículo nacional, adstrito a cada disciplina, e a abordagem pedagógica a realizar em cada contexto, em cada realidade da comunidade local, alvo da ação articulada, não só no espaço da escola, mas igualmente numa mobilização das instituições e da sociedade local em geral.

O Mar, os Rios, a Serra, os Vales, os Fortes, os Pinhais, as Igrejas e Capelas, as Romarias, os Recursos e a Biodiversidade, o Comércio, a Indústria, a Pesca, a Figuras e Factos Históricos Locais, as Instituições, o Quadro Social Local, o Desporto, a Família, a Praia, as Artes Tradicionais e as Artes em geral, entre tantas outras temáticas que nos identificam neste território e que foram, são, ou virão a ser, motores de desenvolvimento económico e social do concelho de Caminha, das gentes do Vale do Âncora e do Coura-Minho, compõem o quadro de ação flexível da gestão curricular. São, por isso, estes domínios que promoverão a fusão das escolas do agrupamento com as suas comunidades e que refletirão, igualmente, a construção do currículo dos seus alunos, atestando a sua cidadania ativa.

A área de influência pedagógica deste agrupamento de escolas e, particularmente, a população escolar, saem ainda favorecidos com a oferta complementar, em vigor no 7º ano do terceiro ciclo do ensino básico. Num ano em que se conhecem novos dados relativos ao globo, com ênfase para o último relatório do painel intergovernamental para as alterações climáticas, o agrupamento de escolas entusiasma os seus alunos ao conhecimento e ao suporte apoiado no saber em cada tomada de decisão, através da Educação Patrimonial e Sustentabilidade. Esta é uma oferta complementar que torna os alunos decisores do foco do seu estudo, criadores das dinâmicas de aprendizagem e comunicadores do saber à comunidade. Torna os alunos conhecedores do território e apela à sua intervenção consciente, fomentando a articulação de saberes no uso das suas capacidades, construindo competências que traduzem a valorização da escola como espaço privilegiado para a condução das aprendizagens, reconhecendo-se a ação pedagógica única de todos os docentes deste agrupamento de escolas, em particular, e de todos os professores, em geral.

O ano letivo 2019-2020 será assim marcado por dinâmicas locais que promoverão parcerias, projetos e produtos, dos quais se dará nota, sendo certo que se fará sentir a presença do agrupamento no quotidiano local, esperando-se de toda a comunidade a maior e melhor recetividade em todas as iniciativas promovidas.

JCR | GabComAESP