ALUNOS DO 1º CICLO DO CONCELHO PARTICIPAM NAS “ATIVIDADES EXPERIMENTAIS – VIDA AO MICROSCÓPIO”

Esta ação insere-se no projeto School4All-Caminha, que o Município está a levar a cabo
0
1903

Os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais já estão a usufruir das “Atividades Experimentais – Vida ao Microscópio”, uma das ações do projeto School4All-Caminha, que o Município implementou e cujo objetivo é promover o sucesso escolar no concelho de Caminha. Este é mais um investimento, que ultrapassa os 250 mil euros, na educação das crianças do concelho. Até 29 de novembro, a equipa do School4All-Caminha vai passar pelos diferentes estabelecimentos do 1º ciclo do concelho e promover esta atividades com as turmas selecionadas pela própria escola.

Depois da implementação da plataforma digital “Caminha Âncora do Saber”, da entrega de mais de 100 kits experimentais nas escolas; da constituição da equipa multidisciplinar; e do apetrechamento das salas de futuro, estão agora a ser promovidas as atividades experimentais “Vida ao Microscópio” dirigidas aos meninos do 1º ciclo.

Esta ação insere-se nos subprojetos ‘Terra Educa – Caminha para a sustentabilidade’ e ‘Experimenta brincando e aprende experimentando’ e tem como objetivos fomentar a prática experimental com os alunos e dar uso aos kits experimentais disponibilizados pelo Município, no âmbito das ciências gerais, biologia, química, natureza e ambiente. A equipa do Município vai promover estas ações em todas as escolas de 1º ciclo do concelho. É de referir ainda que, as escolas selecionaram a experiência de acordo com as respetivas realidades escolares.

O objetivo do projeto global é melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, de forma a promover o sucesso escolar e reduzir a taxa de insucesso e abandono, isto é, investir na redução e prevenção do abandono escolar precoce e no estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária.

Este projeto tem como metas atingir o envolvimento de todos os níveis de ensino (desde o pré-escolar até ao ensino secundário); a implementação de 100% das medidas de cada operação; a redução, em pelo menos 15%, dos alunos com níveis inferiores a 3 e a redução, em pelo menos 25%, da taxa de retenção e desistência.

O School4All é mais um investimento na educação e formação dos alunos do concelho. Este projeto é cofinanciado em 85% pelo Fundo Social Europeu, sendo a restante quantia assumida pelo Município de Caminha. Resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, submetido ao eixo prioritário 8: educação e aprendizagem ao longo da vida, no montante 265,905 €, financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu.