Alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha vão ter aulas de remo, natação, SUP e canoagem

0
132

Os alunos, desde o 1º ciclo ao Secundário, do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha vão continuar a usufruir aulas de natação, remo, SUP (Stand Up Paddle)e canoagem, gratuitamente. A educação será o tema dominante da próxima reunião de câmara, com destaque para os protocolos a celebrar entre o Município, Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, Sporting Club Caminhense e Nautiminho para o desenvolvimento do Programa Nautismo. A sessão ordinária terá lugar no dia 2 de novembro, pelas 15H00, no Edifício da Biblioteca Municipal de Caminha.

Promover a prática desportiva, nomeadamente o desporto náutico, é uma prioridade para o Executivo Caminhense. Miguel Alves vai propor ao executivo a votação do protocolo a celebrar entre o Município de Caminha, Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e Sporting Club Caminhense para o desenvolvimento do Programa Nautismo, que vai permitir aos alunos do ensino básico e dos 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha frequentarem aulas de natação e remo, nas Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora e instalações do Sporting Club Caminhense, respetivamente. Ainda sobre o desenvolvimento deste programa, o edil caminhense vai propor o protocolo a celebrar entre o Município de Caminha, Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e Nautiminho, que vai possibilitar aos alunos do 1º ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha a frequência de aulas de SUP e canoagem.

Para além dos protocolos, o Município garante ainda o transporte dos alunos para as instalações náuticas do Sporting Club Caminhense e Piscinas Municipais e técnicos devidamente especializados nas várias modalidades náuticas.

O executivo vai votar a atribuição de um subsídio ao Patronato de Senhora da Bonança, no montante de 13 mil euros, para apoio ao projeto “Jardim Sensorial”.

Da ordem do dia, faz para o protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Caminha e Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) no Âmbito do Programa Eco-Escolas 2021/2022. Esta é uma prática recorrente da Câmara Municipal de Caminha que, desde o ano 2008, é parceira da ABAE e das escolas do Concelho neste programa, em prol do ambiente. Caminha obteve o Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2021, que premeia as ações e políticas de sustentabilidade dos municípios. Também foram galardoadas 13 escolas do concelho com a Bandeira Eco – Escolas (Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, Escola EB1 Âncora – Lage, Escola EB1 de Cruzeiro – Moledo, Escola EB1 de Perafita – Lanhelas, Escola EB1 de Vilarelho, Escola EB1/JI Caminha, Escola EB1/JI Cruzeiro – Seixas, Escola EB1/JI de Loução – Venade, Jardim de Infância de Igreja Âncora, Jardim de Infância de Moledo e Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora).

O executivo vai, ainda, pronunciar-se e votar a isenção de taxas e tarifas associadas ao OTL – Ocupação de Tempos Livres de Verão – 2021.