Aprovado protocolo entre a Câmara e o Conselho Diretivo do Baldio de Riba de Âncora
A Câmara Municipal de Caminha e o Conselho Diretivo do Baldio de Riba de Âncora vão colaborar de uma forma mais estreita partilhando meios humanos e materiais, no âmbito de um protocolo aprovado na última reunião do Executivo.
O Conselho Diretivo do Baldio de Riba de Âncora adquiriu recentemente várias máquinas de grande porte, entre elas uma retroescavadora para a qual não dispõe neste momento de um trabalhador devidamente qualificado, capaz de operar com a máquina em questão. Sabendo que o Município de Caminha não possui, por seu lado, uma retroescavadora com as caraterísticas do equipamento em questão, mas tem nos seus quadros um trabalhador operacional com qualificação para manobrar máquinas retroescavadoras, o Presidente do Conselho do Baldio, Paulo Alvarenga (que é também Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora), propôs ao Município uma cooperação a este nível, beneficiando as duas entidades.
O acordo foi transformado em protocolo e submetido à apreciação e votação do Executivo, merecendo a aprovação de todos os elementos. No âmbito do documento, Município e Baldio poderão utilizar a retroescavadora, que será sempre manobrada pelo funcionário municipal.
Conforme se sublinha na proposta do protocolo, o equipamento disponibilizado pelo Baldio de Riba de Âncora é útil à própria actividade do Município, no quadro da gestão do espaço público e da rede viária e na prevenção e incêndios, valorização e qualificação dos espaços naturais do concelho.
Além disso, a parceria vem de encontro à política municipal, que prioriza a cooperação com as associações e freguesias do concelho, que viabilizem a concretização de projectos através de opções economicamente e ambientalmente mais sustentáveis.