Apurados os finalistas do Alto Minho às “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Romaria de São João d’Arga é candidata pelo concelho de Caminha
0
467

O Alto Minho participa com candidatos de cinco concelhos: Ponte de Lima, Viana do Castelo, Ponte da Barca, Caminha e Monção.

O júri é composto por sete elementos de cada um dos distritos, assim como um da Madeira e outro dos Açores. Neste domingo elegeu sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais.

Os 7 patrimónios finalistas do Alto Minho são os seguintes:

  • Concertinas e cantares ao desafio (Ponte de Lima)
  • Feiras Novas (Ponte de Lima)
  • Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia (Viana do Castelo)
  • Romaria de S. Bartolomeu (Ponte da Barca)
  • Romaria de São João d’Arga (Caminha)
  • Romaria de Santa Marta (Viana do Castelo)
  • Vira do Alto Minho (Monção)

No total nacional foram 504 candidaturas, tendo sido apuradas 471. No Alto Minho tinham sido selecionados 20 patrimónios que foram agora reduzidos a sete.

São sete categorias a concurso: Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos.

Os finalistas apurados este domingo vão participar nas respetivas eliminatórias regionais, a serem transmitidas a 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional.

Ainda podem repescar algumas candidaturas

No dia 16 de agosto acontece um programa que vai repescar candidaturas através do voto popular, no total de oito, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semifinalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto, que irão apurar os 14 finalistas.

A gala final das “7 Maravilhas da Cultura Popular” vai decorrer no dia 5 de setembro.