ARTE NA LEIRA 2019 “ABRE PORTAS” SÁBADO NA CASA DO MARCO

MAIS DE 40 ARTISTAS EXPÕEM NA 21ª EDIÇÃO, EM PLENA SERRA D’ARGA
0
2095

Arranca este sábado, dia 20 de julho, mais uma edição da Arte na Leira, a 21ª, que ficará até 25 de agosto na Casa do Marco, em Arga de Baixo. A inauguração decorrerá pelas 18h30, e incluirá um conjunto de atividades de animação e fogo de artifício. Mário Rocha é, desde o início, o mentor do evento, que este ano junta mais de 40 nomes ligados às várias expressões artísticas, com destaque para a pintura, escultura, fotografia e cerâmica.

Nome maior na pintura portuguesa contemporânea, Mário Rocha é um artista multifacetado que se exprime em múltiplas áreas, da cerâmica à escultura. Há 21 anos decidiu fazer da sua casa, em plena Serra d’Arga, uma galeria de arte moderna, contrariando opiniões que não conseguiam vislumbrar hipóteses de harmonia entre a arte moderna e a serra agreste e quase deserta. A incredulidade de alguns foi vencida logo nas primeiras edições e hoje a Arte na Leira está consolidada e é um sucesso todos os anos.

“A Serra d’Arga é hoje o centro das atenções, em parte devido ao intenso trabalho de defesa e valorização que estamos a desenvolver, com vista à sua classificação como área de paisagem protegida. É um esforço que iniciámos, de forma enérgica, há pouco mais de cinco anos, e que adquiriu maior visibilidade com a recuperação do Mosteiro de São João d’Arga, em 2014, ele próprio uma joia, agora ainda mais rica e mais brilhante, inserida no coração do riquíssimo património que constitui a nossa serra. Tivessem os políticos a sensibilidade dos artistas, e de um artista em particular, o nosso querido Mário Rocha, e a classificação da Serra d’Arga como área de paisagem protegida, com todos os benefícios que estão associados a esta categoria, já seria mais um capítulo da nossa memória enquanto território”, sublinha o presidente da Câmara.

Miguel Alves acrescenta: “e se é verdade que, como disse Fernando Pessoa, que ‘a arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos’, então Mário Rocha ficará para a história do concelho de Caminha como um dos nossos grandes inspiradores. Porque ele viu primeiro. Porque ele sentiu primeiro”. O presidente reconhece, assim, o contributo do artista Mário Rocha para a visibilidade e valorização, nacional e internacional, da Serra d’Arga.

“Ao instalar na Casa do Marco, em 1999, a ‘Arte na Leira’ – uma exposição de características inéditas, que soma sucessos desde a primeira edição – o artista contagiou-nos, fez-nos sentir que, não apenas a sua casa/galeria como toda a belíssima serra que a envolve, formam um património que nos torna mais ricos enquanto comunidade e enquanto território. Devemos-lhe também isso. Mário Rocha é um exemplo de inteligência e sensibilidade, combinados, diria, em igual medida, com humildade e profissionalismo”, conclui o presidente da Câmara de Caminha.

Mais de quatro dezenas de artistas terão a partir do próximo sábado, nesta 21ª edição, obras expostas na Arte na Leira, casos, entre outros, de Jaime Isidoro, Henrique Silva, Jaime Silva, Luís Coquenão e Henrique Sequeira.