Autarca de Viana do Castelo participa em “Conferência de Presidentes” na era Pós-COVID 19 promovida pelo Eixo Atlântico

0
953

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou hoje presença na “Conferência de Presidentes” na era Pós-COVID 19, promovida pelo Eixo Atlântico para debater a recuperação da crise provocada pela pandemia.

O encontro, que aconteceu em Pontevedra, reuniu 31 autarcas e ainda um conjunto de peritos de referência, para discutir as políticas a desenvolver no âmbito do processo de recuperação da crise provocada pela pandemia, e simultaneamente, para reforçar a resiliência das cidades para prevenir os efeitos de futuras crises que possam surgir.

Esta foi a primeira vez que na Península Ibérica, e possivelmente na Europa, os presidentes dos dois países que constituem um sistema urbano transfronteiriço assumem conjuntamente a liderança do processo e se reúnem para procurar soluções comuns e complementares para a maior crise que a Europa viveu desde a segunda guerra mundial.

Os Municípios tiveram um papel determinante na gestão da pandemia, tanto por terem mantido os serviços no meio do confinamento, garantindo os serviços sociais essenciais para a população que estava a sofrer mais com os efeitos de uma crise inesperada.

O documento resultante deste debate vai configurar a base que o Eixo Atlântico vai propor aos governos de Portugal e Espanha, assim como à Xunta de Galicia, para serem incluídas nas políticas de reconstrução, tanto a nível de gestão política como a nível de financiamento.

Ao mesmo tempo, servirá de roteiro naquelas matérias que sejam competência dos Municípios para poderem formular soluções de forma conjunta e complementar, evitando a dispersão, a duplicação e o confronto numa etapa em que é imprescindível uma gestão coordenada da crise.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi fundado em 1992 com 12 cidades portuguesas e galegas. Atualmente, esta organização transfronteiriça junta dezenas de município do Norte de Portugal e da Galiza.