CAMARA ATRIBUI À JUNTA DE RIBA DE NCORA SUBSÍDIO DE 12 MIL EUROS PARA MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS E CULTURAIS
A Câmara Municipal de Caminha vai apoiar a Junta de Freguesia de Riba de Âncora, atribuindo um subsídio de 12 mil euros, para manutenção de espaços museológicos e culturais, designadamente o Núcleo Museológico, os Moinhos d’Apardal, Centro de Interpretação de Fingidos e Forno Comunitário. A proposta foi aprovada na última reunião do Executivo.
A proposta releva a importância histórico-cultural dos espaços museológicos existentes na freguesia de Riba de Âncora, designadamente quatro equipamentos, o Núcleo Museológico, os Moinhos d’Apardal e o Centro de Interpretação de Fingidos, bem como o Forno Comunitário, para a população local, para o Vale do Âncora e para o concelho de Caminha, sublinhando ser essencial a sua manutenção e preservação, recuperação e salvaguarda do património material e imaterial existente no concelho.
O documento sublinha ainda que o património cultural assume “um papel preponderante na identidade dos indivíduos e das comunidades, a qual nos é garantida através da memória, onde reconhecemos que aquilo que somos hoje, devemos ao nosso passado, às gerações que nos transmitiram e àqueles de quem herdámos o mundo em que atualmente vivemos e que temos a obrigação de preservar e transmitir às gerações vindouras”.
Vinca-se também o impacto turístico e cultural que estes equipamentos causam na freguesia de Riba de Âncora e no território do concelho de Caminha e a importância de manter vivas as tradições transmitidas de geração em geração.
Também o Presidente da Câmara, Rui Lages, considerou no despacho favorável à proposta que “a oferta de espaços culturais e de memória do concelho de Caminha merecem a melhor atenção e cuidado por parte da autarquia”. Diz ainda o autarca: “a capacidade que estes equipamentos têm em atrair pessoas para o nosso território” é fundamento para a atribuição deste apoio.
Núcleo Museológico da Memória Artes e Ofícios de Riba de Âncora
O Núcleo Museológico da Memória Artes e Ofícios de Riba de Âncora pretende dar a conhecer as artes e ofícios da freguesia de Riba de Âncora e está instalado na Escola Primária Comendador Ramos Pereira.
Integra a rede de Museus do Concelho de Caminha e é um “sonho” tornado realidade, onde se enaltece o povo da freguesia de Riba de Âncora.
Ao visitar este espaço somos convidados a fazer uma viagem no tempo: ao tempo das Salas de Aula do Estado Novo, onde encontramos o crucifixo na parede, o velho quadro de lousa negro, o mapa de Portugal Continental que ensina as províncias, os rios e as serras, a fotografia do chefe de Estado, Oliveira Salazar, as velhas carteiras de madeira com tinteiros, cadernos e sebentas, e a palmatória de madeira que aquecia as mãos a quem não sabia a tabuada na ponta da língua…
Viajamos ao tempo em que, depois da instrução primária, se passava à aprendizagem de uma arte ou um ofício – carpintaria, cantaria, estuque, extração e os trabalhos em granito, elaboração de palmitos, produção do leite destinada às mulheres da freguesia, etc.
Podemos apreciar a arte de trabalhar a madeira através da exposição de artefactos de madeira, como os arados e outras ferramentas, um esmagador de uvas, rodas de carros de bois, torneiras de pipos… e até um esquife de madeira talhado, que se destinava a transportar os defuntos pobres ao cemitério, destinado a dar-lhes um funeral digno, e depois regressava para ser reutilizado.
Moinhos d’Apardal
O complexo foi inaugurado em agosto de 2015. A Junta e a Câmara Municipal, com a colaboração das associações da freguesia, recuperaram o conjunto, que se encontrava praticamente destruído.
A intervenção consistiu na recuperação de quatro moinhos. Dos trabalhos fizeram parte a limpeza do local e a reconstrução dos moinhos propriamente dita. Para a limpeza, um trabalho árduo, foi imprescindível a colaboração do Conselho Diretivo de Baldios bem como da Associação Cultural e Recreativa de Riba de Âncora. A Câmara Municipal de Caminha forneceu todo o material necessário para a obra em si e ainda disponibilizou mão-de-obra, através dos funcionários do Município.
Centro Interpretativo de Artes Decorativas da Construção, Gesso Artístico e Diversos Fingidos
O Centro Interpretativo de Artes Decorativas da Construção, Gesso Artístico e Diversos Fingidos foi dado a conhecer durante a comemoração do Dia da Comunidade. As obras de beneficiação realizadas no edifício da sede da Junta de Freguesia permitiram a criação do Centro, onde se podem admirar técnicas ancestrais de enorme beleza.
Forno Comunitário
O Forno Comunitário foi criado e preparado para se tornar num espaço de convívio e para servir toda a comunidade. Aberto a todos, onde se pode cozer o pão em forno de lenha, é também um espaço de excelência para a realização de convívios, com capacidade para receber até 200 pessoas e com uma excelente cozinha.
A Construção de um forno comunitário em Riba de Âncora foi uma das propostas apresentadas e mais votadas no Orçamento Participativo de 2015. Recuperar um edifício com 35 anos que nunca esteve aberto à comunidade, é um orgulho para os habitantes do Lugar de Vila Verde e para a freguesia de Riba de Âncora.
Este espaço é uma peça estratégica para o desenvolvimento turístico e cultural de Riba de Âncora e do interior do concelho de Caminha.
Caminha, 25 de janeiro de 2024
Gabinete de Informação ao Munícipe