Câmara e Junta de freguesia unidas em prol do Monte do Calvário

Município atribui 12 mil euros à junta de freguesia de Vila Praia de Âncora
0
536

Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora voltam, este ano, a cooperar e a unir esforços para que o Monte Calvário possa estar limpo e aprazível e possa continuar a ser visitado nas melhores condições. Este é um dos melhores exemplares do património natural e histórico-cultural do concelho e local de grande beleza. A limpeza e manutenção será, também este ano, assegurada pela Junta de Freguesia, que receberá para o efeito um subsídio da Câmara, no valor de 12 mil euros.

O Executivo de Caminha acolheu positivamente a solicitação da Junta de Freguesia e aprovou na sua última reunião uma proposta do Presidente da Câmara, Rui Lages, para atribuição de um subsídio à Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora no valor de 12.000,00€ (doze mil euros), destinado à manutenção de espaços culturais e de atividades da freguesia, designadamente o Monte Calvário.

Recorde-se que o Município responde assim mais uma vez favoravelmente (ver notícia de 2022), à solicitação da Junta de Freguesia local, que até há algum tempo contou com um funcionário da Câmara Municipal para os trabalhos de limpeza e manutenção do Monte Calvário. Após a aposentação do trabalhador, a Junta decidiu solicitar apoio financeiro da Câmara para execução dos mesmos trabalhos, o que já aconteceu em 2022 e voltará a suceder este ano.

O Monte Calvário é um espaço extraordinário, de enorme beleza e valor histórico-cultural, incluindo um miradouro, local privilegiado para admirar a paisagem sobre o vale do Rio Âncora. O Calvário que lhe dá o nome, de arquitetura religiosa, maneirista, apresenta catorze cruzes, de grande simplicidade, assentes em pedestais com inscrição correspondente ao respetivo passo da Via Sacra.

“Constituído por amplo escadório pétreo, de doze lanços de onze degraus, delimitado por parapeito em muro de alvenaria de granito, rebocado e caiado e com capeamento em cantaria, inscrevendo em cada patamar cruz alusiva às estações da Via Sacra, coroado, já dentro do adro, pelas três cruzes representativas do Monte do Calvário. As cruzes do Calvário possuem soco constituído por um degrau de planta quadrangular, sobre o qual assenta um pedestal paralelepipédico, composto por dado monolítico, ostentando, na face frontal, cartela, rebaixada, inscrita com a menção à respetiva estação da Via Sacra”, lê-se na descrição deste exemplar do património da freguesia de Vila Praia de Âncora e do concelho de Caminha.