Câmara já entregou mais de 6000 refeições em cerca de um mês e meio

0
1527

Desde o início deste confinamento, no dia 22 de janeiro, o Município de Caminha já entregou mais de 6000 refeições reforçadas em casa de crianças e jovens pertencentes a agregados carenciados, bombeiros aquartelados em Caminha e Vila Praia de Âncora, crianças que frequentam as escolas de acolhimento e, ainda, aos profissionais de saúde afetos ao Centro de Vacinação Comunitário.

As refeições são confecionadas na cantina da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais e entregues por funcionários municipais praticamente em todas as freguesias. É de referir que todas as refeições entregues são reforçadas, já que para muitos dos beneficiários a refeição escolar será a única refeição completa de que beneficiam diariamente.

Este é um trabalho importante, que tem resultado e que se deve em boa parte ao empenho dos trabalhadores, como faz questão de sublinhar o Presidente da Câmara, Miguel Alves: “a Câmara Municipal de Caminha tem feito tudo o que está ao seu alcance para atenuar os efeitos económicos e sociais da pandemia. Não há missão mais generosa e essencial do que levar alimento a quem precisa e é isso que dezenas de trabalhadores do Município têm feito, ao longo dos últimos meses, de modo a que nada falte às famílias em dificuldades do nosso concelho. Há dificuldades, há certamente coisas que podíamos fazer melhor, mas é um orgulho enorme poder liderar homens e mulheres, cozinheiras e motoristas, assistentes operacionais e administrativos, técnicos superiores, trabalhadores do Município que têm dado o melhor de si para poder corresponder às necessidades da nossa população”.

Diariamente são confecionadas entre 203 e 220 refeições, sendo que 157 são refeições de criança, compostas por uma sopa reforçada, uma refeição reforçada, 2 pães e 2 peças de fruta; 9 são refeições para a adultos carenciados compostas por 2 sopas reforçadas, 2 refeições reforçadas, 4 pães e 4 peças de fruta; 19 são refeições entregues para os Bombeiros de Caminha e Vila Praia de Âncora, compostas por 1 sopa reforçada, 1 refeição reforçada, 1 peça de fruta e 1 pão; 33 são entregues nas escolas de acolhimento. Entretanto, nos dias em que decorre vacinação contra a COVID-19 são entregues cerca de 17 refeições diárias destinadas aos profissionais de saúde.

O apoio da Câmara Municipal não fica apenas pelas refeições. O Município conta com duas escolas de acolhimento, a funcionar na EB de Caminha e na EBS de Vila Praia de Âncora, para filhos de trabalhadores que prestam serviços essenciais e não podem recolher ao domicílio. A EB de Caminha acolhe 22 alunos do Pré-escolar e 1º ciclo, que frequentam as escolas do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais e IPSS do concelho. Já a EBS de Vila Praia de Âncora acolhe 12 alunos, que frequentam desde o 5º até ao 9º ano de escolaridade. A Câmara ainda garante o horário de funcionamento das escolas de acolhimento de acordo com a disponibilidade dos pais, bem como o transporte para os alunos que não têm meios de se deslocar.