Câmara Municipal aprova apoio global de 333.400 euros para equipamentos e mobilidade em diversas freguesias

0
825

O executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, duas propostas que englobam apoios no valor global de 333.400 euros para construção e requalificação de equipamentos e mobilidade e segurança rodoviária em diversas freguesias do concelho.

Por proposta do Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, foi aprovado um conjunto de Apoios às Juntas e Uniões de Freguesia para Construção e Requalificação de Equipamentos num valor que totaliza 205.400 euros.

Assim, a Junta de Freguesia da Areosa vai receber 16.300 euros para Requalificação do Cemitério. Já a Junta de Castelo do Neiva será apoiada com 50 mil euros para Encargos com instalação/remoção, energia e aluguer dos contentores de apoio à obra “Requalificação e construção de Aprestos” – 4ª fase.

Para a Junta de Freguesia de S. Romão do Neiva foram aprovados 50 mil euros para a 4ª fase da Construção do Centro de Convívio e para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria foram aprovados 5.600 euros para a conclusão da Construção do Parque Infantil em Vila Fria e 15 mil euros para conclusão da Ampliação da Casa do Povo de Mazarefes.

Foram também aprovados 20 mil euros para a União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, para a 1ª fase da Requalificação da Capela Mortuária de Meixedo e ainda 48.500 euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, para a conclusão da Ampliação do Cemitério de Santa Maria de Geraz do Lima.

Já a proposta de Apoios às Juntas e Uniões de Freguesia para Mobilidade e Segurança Rodoviária representa uma verba global de 128 mil euros a ser distribuído por cinco freguesias.

Assim, a Junta de Freguesia de Lanheses recebe 12.800 euros para a conclusão da Requalificação da Rua do Bacelo e Rua das Roupeiras e a Junta de Freguesia de São Lourenço da Montaria irá receber 30 mil euros para a conclusão da Requalificação do Caminho do Pousado.

Foi também atribuída uma verba de 18 mil euros à União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda para o Alargamento da Travessa da Terra Negra. A União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão receberá 50 mil euros para a 2ª fase do Alargamento da Ponte Martim Gil e requalificação da envolvente e a União de Freguesias de Torre e Vila Mou 17.200 euros para a conclusão da Pavimentação da Rua da Moita e Rua da Fontinha (Torre).

O executivo aprovou ainda uma retificação a um apoio de 16.800 euros à União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, destinado às pavimentações da travessa da Costa e da Urzes, caminhos Fundo, Escolhinha, Milharenga, São Bento, Giesteira, Calvário, Outeiro, Quintinha e Rua Pinheiral. Será, pois, reforçada a deliberação com 9.929 euros para a construção de muros no Caminho do Mirante, entre o Caminho Gundo e o Caminho da Escolinha, em Santa Leocádia de Geraz do Lima.