CAMINHADA ASSINALA DIA DO PODOLOGISTA

UM ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PÉS DOS PEREGRINOS
0
160

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) vai realizar a primeira caminhada de aproximadamente 30 quilómetros, pelos caminhos de Santiago de Compostela. A iniciativa ocorre no âmbito do Dia do Podologista, que se assinala a 8 de julho, e pretende também alertar para a importância do tratamento podológico dos peregrinos. 

“Este ano desafiamos os sócios da APP a participar numa caminhada que pretende unir a Sé do Porto à Catedral de Santiago de Compostela, através do percurso dos seus famosos caminhos. Será uma forma diferente de assinalar o Dia do Podologista e de lembrar os peregrinos que devem ter especial cuidado com os seus pés” refere Manuel Portela, presidente da APP.

Os podologistas vão começar a caminhada na Sé do Porto, até Leça da Palmeira, onde vai decorrer uma Missa de Ação de Graças pela Podologia na Capela da Boa Nova. Após o almoço, os podologistas rumam pelos Caminhos de Santiago até Vila do Conde. 

“Os pés são os alicerces do nosso corpo. Estima-se que cerca de 85 por cento das pessoas com idade superior a 35 anos apresente alguma alteração ou doença no pé, um número preocupante que vem reforçar a importânciada regulamentação e supervisão da profissão”, conclui Manuel Portela. 

Sobre a Podologia:

A podologia é a mais recente profissão das ciências da saúde em Portugal, reconhecida pelo Governo Português através da Lei 65/ 2014, que atribui competências de diagnóstico e tratamento das doenças dos pés que, até agora, estavam apenas ao alcance de algumas especialidades médicas. O domínio das funções do pé, da patologia, diagnóstico e tratamento individualizado, realizado por profissionais de saúde altamente especializados, é uma mais-valia para o doente e uma segurança para a saúde pública.

A intervenção dos podologistas passa pela investigação, estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças dos pés. A abrangência de formação desses profissionais permite-lhes intervir ao nível clínico, participar em projetos de investigação nos sectores do têxtil e calçado, indústria farmacêutica e na área da saúde.

Sobre a Associação:

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) tem como principal objetivo a promoção da Podologia em Portugal. A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano. Para mais informações consulte: http://appodologia.com

Mais notícias