Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” – Distrito de Viana do Castelo

niciativa solidária para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento está de volta De 20 a 29 de maio, qualquer cidadão vai poder doar o troco em cerca de 600 farmácias de todo o país para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos
0
157

Está de volta a Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A 11.ª edição desta iniciativa começa hoje e decorre até 29 de maio, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão poderá doar o troco das suas compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. Os donativos angariados vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

“A solidariedade e a união podem mudar vidas! Ao participar na Campanha Dê Troco a Quem Precisa todos podemos ajudarmos famílias carenciadas a acederem aos medicamentos de que necessitam para viver. Junte-se a nós!”, convida Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

“Ao doar o seu troco estará a apoiar o Programa abem:, que ajuda pessoas a acederem aos medicamentos de que necessitam para viver. Entre os dias 20 e 29 de maio, participe na Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” numa das farmácias aderentes do distrito de Viana do Castelo. Este gesto fará uma grande diferença na vida de quem mais precisa.”, explica Carlos Ribeiro, farmacêutico da Farmácia Durães.

Só no distrito de Viana do Castelo, existe uma rede de 20 farmácias abem: à qual mais de 270 beneficiários acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 18.738 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.

Atualmente, a Rede abem: conta com 4 entidades referenciadoras no distrito de Viana do Castelo:

Município de Caminha
Município de Melgaço
Município de Valença
Município de Viana do Castelo

O Programa abem: já apoiou mais de 36 000 beneficiários.

Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.

A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org

Saiba onde pode dor o seu troco:

Farmácia BritoPonte de Lima
Farmácia Da VilaPonte de Lima
Farmácia DurãesMelgaço
Farmácia ModernaCaminha
Farmácia Nova de CerveiraVila Nova de Cerveira
Farmácia PopularPonte da Barca
Farmácia Sá da RochaViana do Castelo
Farmácia São DomingosViana do Castelo
Farmácia Tanara Continente LouresMonção
Farmácia Vale de MouroMonção
Farmácia Vale do Mouro MelgaçoMelgaço

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira e Ana Paula Martins.

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador da Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

abem: está presente em todo o país, incluindo regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer família em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciada, cada elemento da família tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à comparticipação de medicamentos aos beneficiários abem:.

Para mais informações entrar em contacto através do seguinte e-mail rjusto@wlpartners.ptou para o 968 941 696.