É com alegria que, com a cor do testemunho do Apóstolo S. Paulo, na véspera e no dia da conversão deste grande Missionário, a Paróquia de Santa Eulália de Venade convida os Padrinhos, para com eles fazer festa, agradecer e pedir a inspiração celeste para “ser” o “padrinho” que a afilhada ou afilhado precisa.
O missão do padrinho é de ajudar a educar o afilhado.
Educar é muito trabalhoso, às vezes é árduo para as capacidades humanas, sempre limitadas. Mas educar torna-se uma maravilhosa missão se, à semelhança de S. Paulo, a cumprimos em colaboração com Deus, que é o primeiro e verdadeiro educador de todos os homens.
A Comunidade Paroquial celebrou a 8 de dezembro passado o “dia da Madrinha” e celebra agora neste tempo frio de janeiro “o dia paroquial do Padrinho” com o seguinte programa:
24 de janeiro, sexta-feira
Na parte da tarde, a partir das 15:00, os Padrinhos são convidados a passarem na casa do adro da Paróquia onde serão acolhidos com o calor de um café e a doçura de um licor que a Paróquia oferece.
17:00 – celebração do sacramento da reconciliação
17:30 – oração do terço meditado pelos Padrinhos
renovação do compromisso dos Padrinhos
18:00 – Eucaristia solenizada pelo grupo coral da Paróquia
Bênção aos Padrinhos
Homenagem aos Padrinhos na casa do adro.
25 de janeiro, sábado
Neste sábado, o centro de catequese de Venade (que neste momento acolhe crianças, adolescentes e jovens de Arga de Cima, Arga de S. João, Argela, Vilarelho, Azevedo e Venade) pede que sejam os Padrinhos a acompanharem os afilhados à catequese. Serão acolhidos no centro pastoral com um presente!
Como diz o lema do presente ano pastoral na diocese de Viana do Castelo: “somos igreja que acolhe”!