Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora

Obras quase concluídas da nova sede
0
626

Entraram na fase final as obras de reconversão do edifício que vai acolher a nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora. Nesta altura estão em curso trabalhos de acabamento, num projeto em que foi possível conjugar esforços e juntar várias entidades, tornando assim possível colocar ao serviço não apenas da população de Riba de Âncora, mas de todo o concelho, uma valência importante na área social, que apoiará sobretudo a Terceira Idade. 

Após a cedência, pela Câmara Municipal de Caminha, à Junta de Freguesia de Riba de Âncora do edifício da antiga escola, foi possível dar um novo e determinante impulso ao que era um sonho e uma necessidade: garantir uma sede adequada ao Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora. A obra começou no final de agosto do ano passado e tem decorrido a bom ritmo. O Presidente da Câmara, Rui Lages, visitou há dias a obra e mostra-se muito agradado com o projeto. “Tenho acompanhado de perto e com muito gosto o evoluir dos trabalhos e tenho a certeza de que teremos aqui excelentes condições para poder prestar um serviço que é muitíssimo importante para a nossa população”.

“Todas as obras são importantes. As maiores, as que às vezes parecem ser insignificantes, mas que muitas vezes mudam vidas, nem que seja de uma só pessoa”, diz Rui Lages. Mas o Presidente da Câmara realça esta intervenção, não apenas como mais-valia que vai constituir no apoio às famílias e aos mais idosos, mas também porque resulta da vontade e do empenhamento. “Sabemos que conseguir os meios necessários para avançar com projetos é por natureza um esforço, muitas vezes complexo. É o dia-a-dia de um autarca, é um desafio permanente. Nem sempre trabalhamos com o conforto que constitui a união de esforços, de vontades, o empenhamento coletivo”.

Neste caso, sublinha Rui Lages, “é de uma grande vitória que estamos a falar. Saliento, porque é um ato de justiça, o Centro Paroquial e Social Santa Maria Riba de Âncora e o papel do Padre Manuel Joaquim; O Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Paulo Alvarenga, e o Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora, que está sempre presente, que nunca desilude a comunidade e aqui a história repetiu-se. O meu obrigado a todos, juntos, conseguimos dar nova vida a um edifício velho, que já foi um centro de saber e aprendizagem de gerações e agora vai renascer como arauto de solidariedade. Ao mesmo tempo estamos a recuperar e a valorizar o nosso património. É, se quisermos, o corolário do que de melhor somos enquanto povo”.

A nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora vai nascer, como referimos, no que outrora foi a escola primária da freguesia. O edifício, propriedade da Câmara Municipal de Caminha, foi cedido gratuitamente, através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social.