“Centro Qualifica” da COOPETAPE marca o inicio da sua atividade

0
60
Dr. Hugo Martins

O Centro Qualifica da COOPETAPE sediado no município de Caminha iniciou a atividade no passado dia 1 de junho. A data foi marcada com uma cerimónia de inauguração que contou com a presença da vogal da Comissão Executiva da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, Drª Alexandra Figueiredo e ainda a Vice-Presidente do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Doutora Ana Paula Vale, o Presidente da Câmara de Caminha, Dr. Miguel Alves, o Presidente da Direção da COOPETAPE e Diretor da ETAP – Escola Profissional, Dr. José Luis Presa e o Coordenador do Centro Qualifica, o Dr. Hugo Martins, a Diretora Pedagógica da Escola, Drª Angelina Presa, dentre outras personalidades e individualidades ligadas à educação e formação de jovens e de adultos.

Dr. José Luís Presa

A sessão de abertura teve lugar na Igreja de Santa Clara, anexa ao Internato Silva Torres em Caminha e foi aberta pelo Presidente da Direção da COOPETAPE, Dr. José Luis Presa, que fez uma resenha histórica da trajetória da formação de adultos em Portugal e lembrou que a COOPETAPE e a ETAP haviam acompanhado todo esse processo nas últimas três décadas e sido percursores da formação de adultos e dos processos de certificação de competências no concelho de Caminha e no distrito de Viana do Castelo.

Lembrou que a componente da inovação neste campo esteve sempre bem patente, ao longo dos anos, lembrando que as primeiras experiências da formação de dupla certificação, escolar e profissional, vêm desde 1997, o primeiro Centro RVCC foi criado em 2003 em Valença, sublinhou que, em resultado das dinâmicas empreendidas, em 2009 foi criado o Centro de Formação de Ponte de Lima, em 2012 foi criado o CQEP em Viana do Castelo e, agora, foi criado o terceiro Centro Qualifica, em Caminha.

Na dupla qualidade de Presidente da COOPETAPE e também da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, lembrou o papel da Drª Alexandra Figueiredo enquanto Diretora Geral da DGFV – Direção Geral da Formação Vocacional nos alvores da implementação da formação de adultos em Portugal e desejou a todos os maiores êxitos na implementação do projeto do Centro Qualifica de Caminha.

Interveio depois o Dr. Hugo Martins na qualidade de Coordenador do Centro Qualifica de Caminha que, depois de ter exercido idênticas funções no Centro Qualifica da Escola Profissional Infante, durante os últimos oito anos, em Vila Nova de Gaia, veio agora para Caminha onde o espera o projeto certamente complexo e difícil, mas simultaneamente desafiador.

Referiu-se depois aos objetivos do Centro, às ações de reconhecimento de competências dos adultos que estão previstas e às formações complementares que podem ser disponibilizadas aos utentes oriundos essencialmente do município de Caminha, mas também aos dos restantes municípios do Vale do Minho. Disse contar com os contributos dos elementos da sua equipa pedagógica e prometeu tudo fazer para que os objetivos previstos fossem plenamente atingidos.

A Drª Alexandra Figueiredo interveio, em nome da ANQEP que é a entidade que tutela os Centro Qualifica e que vai acompanhar a atividade de mais este Centro agora inaugurado, agradecendo e sublinhando o papel do Presidente da COOPETAPE no esforço empreendido a nível nacional e local em tudo o que tem a ver com a formação de jovens e adultos.

Deu conta de que este Centro complementa o trabalho dos demais dez existentes do distrito de Viana do Castelo que estão empenhados nas ações de certificação de competências de adultos, apontou as metas previstas para o conjunto dos centros a nível nacional e distrital que são muito ambiciosas e apelou a que fosse feito todo o esforço possível para certificar cada vez mais as competências dos inúmeros adultos subqualificados e subescolarizados residentes no distrito de Viana do Castelo.

Coube ao Presidente da Câmara Municipal de Caminha encerrar as intervenções tendo começado por sublinhar o trabalho desenvolvido pelo Diretor da Escola, Dr. José Luis Presa, em matéria de formação de jovens e de adultos no concelho de Caminha, no distrito e a nível nacional e congratulou-se pelo facto de ter agarrado esta janela de oportunidade para trazer para Caminha mais este novo Centro Qualifica.

Agradeceu a presença da Drª Alexandra Figueiredo e o esforço da ANQEP no apoio à formação de adultos e dirigindo-se ao novo Coordenador do Centro Qualifica, que é também Deputado Municipal, desejou-lhe as maiores venturas dizendo-lhe que a Câmara de Caminha estava disponível para colaborar em tudo o que fosse possível.

Por último coube aos alunos dos cursos de cozinha/pastelaria, restaurante/bar e receção/atendimento demonstrarem as suas competências tendo proporcionado aos convidados um serviço volante, tipo “sun set”, que deliciou os presentes. No final foram visitadas as instalações onde vai funcionar o Centro Qualifica.

Cumprindo os objetivos proposto a Equipa Pedagógica do Centro Qualifica iniciou, formalmente, a sua atividade logo no dia seguinte, tendo delineado as ações de divulgação, acolhimento e desenvolvimento dos processos de certificação de competências dos adultos.

Recordamos que a COOPETAPE e ETAP têm, nesta altura, em funcionamento, três dos onze centros existentes no distrito, está a desenvolver dezenas de ações de formação modulares e espera ver aprovada pelo POCH uma candidatura para Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

Recordamos também que a ETAP – Escola Profissional, na vertente da Formação Inicial de Jovens, está a divulgar a sua oferta formativa para o ano letivo 2020/2021 que engloba um largo leque de cursos nas áreas da mecatrónica, hotelaria e turismo, design, serviços jurídicos, desporto, artes gráficas, multimédia, comunicação e serviço digital, dentre outros, que conferem equivalência ao 12º ano, permitem aceder a vários benefícios pedagógicos e financeiros e dão acesso direto às Universidades e Institutos Superiores Politécnicos.

Serviço de Comunicação da ETAP – Escola Profissional