Centro Social e Cultural celebrou o 40º aniversário recordando a sua história e perspetivando o futuro
A cerimónia comemorativa teve lugar no dia 8 de setembro e foi iniciada com uma sessão solene que se iniciou com um momento musical protagonizado por professores da Academia de Música Fernandes Fão – José Paulo Ribeira, Diogo Brás e Joaquim Ribeiro – a que se seguiu a visualização de um vídeo que pôs em evidência os aspetos mais marcantes da atividade da associação ao longo dos últimos 40 anos mas que começou com imagens disponibilizadas pela RTP que refletem alguns traços da sociedade ancorense antes e depois do 25 de Abril e também de um comício no Parque Ramos Pereira, pouco tempo depois do 25 de abril onde sobressaiam as reivindicações da população, designadamente, no aspeto social. De seguida foi apresentado o Hino do CSCVPA com letra da “prata da casa”, voz de Teresa Nunes, composição e produção de Joaquim Ribeiro, fruto da parceria com o NUCERATES.
Esta Sessão Comemorativa contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, o Presidente da Câmara de Caminha Rui Lages e da Diretora da Segurança Social, Cristina Oliveira.
Coube ao sócio fundador número um José Luis Presa primeiro em vídeo e depois em direto fazer o balanço da atividade da instituição e recordar e homenagear os membros dos órgãos sociais atuais e os que, entretanto, nos deixaram a que se juntaram o primeiro Presidente da Câmara, Pita Guerreiro e o responsável pelo planeamento da Segurança Social Ilídio Saleiro durante muitos anos.
Na ocasião sublinhou a presença das muitas individualidades presentes dentre as quais se destacam os deputados, vereadores presidentes de Junta, padre Valdemar Fernandes que seria homenageado no decurso da celebração litúrgica havida na tarde desse, dentre outras individualidades presentes.
José Luis Presa na sua intervenção pôs em destaque a materialização dos dois pilares da instituição: o social e o cultural bem evidenciados nos dois edifícios construídos, o Complexo Social e o Centro Cultural e tudo porque “Vila Praia de Âncora necessitava praticamente de tudo antes do 25 de Abril” e depois das primeiras eleições para a Câmara e para a Junta de Freguesia panhas pelo PS conheceu um grande impulso nestas duas áreas, especialmente nos anos 80 na altura em que esteve como vice-presidente e deputado na Assembleia da República.
Referiu também as dificuldades sentidas, particularmente, a construção do Lar de Idosos que estava previsto para 40 utentes, só foi autorizado para 20 e, mesmo assim, tudo a expensas da instituição e da população que expressou o seu apoio com a realização de um cortejo de oferendas.
A Senhora Secretária de Estado que visitou a instituição antes da cerimónia ficou muito sensibilizada com o que viu (Creche, Complexo Social e Centro Cultural) e prometeu ser uma aliada na realização dos projetos futuros (remodelação da zona agora libertada pela ETAP no Complexo Social e a ampliação do edificado) que se espera tenham realização nos tempos mais próximos.
Na sua intervenção a Senhora Secretária de Estado deu ainda algumas pistas sobre o alargamento da rede e apoio na aquisição de viaturas elétricas.
O atual Presidente da Câmara Rui Lages deu conta de que tinham aprovado um voto de louvor na última reunião camarária pondo em destaque o currículo do Presidente José Luís Presa à frente da instituição definindo-o como “uma figura incontornável no desenvolvimento de Vila Praia de Âncora” e concluiu que “as associações só são boas quando têm boas pessoas a trabalhar nelas”.
Após estas intervenções, foram entregues menções de honra e mérito de várias categorias e teve lugar uma Mesa Redonda com intervenientes com várias visões e perspetivas sobre o futuro da Segurança Social que foi muito apreciada.
Terminada a Mesa Redonda seguiu-se a abertura da exposição sobre os 40 Anos da atividade do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora que estará patente ao público até ao final do corrente mês nos dias úteis, das 9 às 12,30 e das 14 às 17,30 horas.
Na parte da tarde desse dia foi celebrada uma missa pelo Padre Valdemar Fernandes nas instalações da instituição, terminando o dia com entrega de certificados de antiguidade e jantar convívio com todos os colaboradores das diversas respostas sociais e Direção.