CERVEIRA: COMTATO CRIE ACESSOS E DESTRUA BARREIRAS NA INCLUSÃO DIGITAL

0
127

“ComTato” é o nome do evento idealizado pela aluna Mariana Carvalho, do Curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital, que acolheu o apoio incondicional da Câmara Municipal Vila Nova de Cerveira. Este evento é composto por um conjunto de palestras e workshops, dinamizados por diferentes instituições, está agendado para o dia 19 de fevereiro e decorrerá em diferentes espaços, a partir das 09h30.


De modo a colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e demonstrando as aptidões profissionais, a jovem estudante Mariana Carvalho apresenta “ComTato”, um projeto de intervenção social e sensibilização da comunidade educativa e local para a problemática das deficiências, nomeadamente, auditiva e visual.

A inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos de forma igualitária a oportunidade de aceder às Tecnologias de Informação e Comunicação, tornando-se assim algo com grande importância para o dia-a-dia das pessoas com deficiência, sendo que as tecnologias permitem acesso a novos horizontes.

O início dos trabalhos acontecerá na Biblioteca Municipal com um workshop da Associação Iris inclusiva. De seguida uma palestra com o Instituto Politécnico do Porto, sobre o projeto Virtual Sign. Da parte da tarde decorrerão, em simultâneo, na instalações da ETAP, Unidade de Formação de Vila Nova de Cerveira, dois workshops, dinamizados pelo Instituto Politécnico do Porto com a demonstração e utilização das ferramentas de tradução automática de Língua Gestual e pela Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal – ACAPO que irão abordar a origem e importância do braille na deficiência visual.

Para mais informações ou para assistir, podem entrar em contacto pelo facebook – ComTato, ou pelo instagram – @comtato.projeto !