COMEÇOU A PAVIMENTAÇÃO DA RUA DIREITA

800 MIL EUROS NAS OBRAS NO CENTRO HISTÓRICO DE CAMINHA
0
174


Depois de instaladas novas redes de infraestruturas de água, saneamento, águas pluviais e gás natural, teve início a colocação de pavimento na denominada rua Direita, em Caminha.

A via manterá o seu perfil, será aproveitada toda a pedra da rua que puder ser limpa e laminada e reforça-se o objetivo de beneficiar a mobilidade de crianças, idosos, deficientes e de usuários de carrinhos de bebé ou de carga. Esta obra teve a aprovação da Direção Regional de Cultura do Norte.

A requalificação do Centro Histórico de Caminha começou no dia 3 de março de 2019.

O Centro Histórico de Caminha, numa área de 10,37 hectares, sofre uma profunda intervenção, num investimento já de cerca de 800 mil euros, a que poderá acrescer a ação dos particulares em matéria do edificado de que são proprietários, uma vez que estão disponíveis importantes incentivos financeiros e fiscais. 

A grande oportunidade de intervir surgiu no âmbito do programa Norte 2020 e a Câmara não perdeu tempo, apresentando a fazendo aprovar a candidatura. Seguiu-se todo o trabalho técnico, a discussão e a formalização da obra.

ÁREA DE RECUPERAÇÃO URBANA (ARU)

A 3 de março de 2014, o executivo levou a discussão da Câmara Municipal a ARU do Centro Histórico de Caminha. Depois de aprovada neste orgão e em Assembleia Municipal, a 2 de março de 2015 é publicada em Diário da República.

“A Camara Municipal de Caminha – consciente da importância da Reabilitação Urbana como componente indispensável da política das cidades e da política de habitação, e do seu papel no desenvolvimento de uma estratégia associada a este processo – assume a Reabilitação Urbana como prioridade da sua ação.”