COMTATO – VISITA À ZONA DE LEITURA ESPECIAL DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO

Como devemos agir com pessoas que não veem?
0
99

No passado dia 17 de janeiro, sexta-feira, as turmas de Comunicação e Serviço Digital, do 11º e 12º ano da ETAP – Escola Profissional, foram, no âmbito do projeto ComTato, a Viana do Castelo, visitar a Biblioteca Municipal, dando destaque para a zona de leitura especial.

Nesta visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da biblioteca e o seu funcionamento, apesar de o principal objetivo ter sido o de conversar com Paula Pereira, funcionária da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, que ficou sem ver por volta dos 30 anos. Ao perder a visão apercebeu-se que a sociedade não está preparada para lidar com estas pessoas e/ou situações. Nesta conversa Paula Pereira tentou explicar qual a melhor forma de lidar com pessoas invisuais.

Certas questões foram esclarecidas e os alunos passaram a conhecer certas curiosidades sobre as pessoas com deficiência visual, nomeadamente:

  • As pessoas que não veem, conseguem distinguir as moedas e notas pelas suas características, as notas pelo seu tamanho e as moedas pelo rebordo;
  • Um cão guia custa perto de 20 mil euros e se um estabelecimento tentar proibir a sua entrada, poderá estar sujeito a uma coima que pode ir até 44 mil euros;
  • Na opinião da Paula Pereira, o mais difícil é aceitar a forma como os outros encaram e lidam com os invisuais.
  • A nível tecnológico o mais complicado é aceder aos sites por não serem inclusivos.

Esta atividade está inserida no projeto ComTato, que surgiu no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), e consiste em sensibilizar a comunidade em geral para a problemática da deficiência e inclusão tanto a nível pessoal como digital, bem como, dar a conhecer à comunidade escolar as tecnologias que existem para que estas pessoas possam ter acesso igualitário às plataformas de informação e comunicação.

Para que este seja possível e alcance os objetivos, a aluna responsável pelo projeto realizará um evento no próximo dia 19 de fevereiro de 2020, em Vila Nova de Cerveira, que contará com palestras, demonstrações, workshops e por fim, um torneio de Goalball.

Ao longo do ano letivo, serão também realizadas algumas visitas de estudo e sessões com convidados que falarão da sua experiência de vida e como conseguem aceder às TIC’s.

Mais notícias