COMUNICADO – PARTIDO SOCIALISTA

PS de Caminha exige que o PSD peça desculpa à população por ter viabilizado prospeção de lítio na Serra d’Arga em 2010
0
2845

PS de Caminha exige que o PSD peça desculpa à população por ter viabilizado prospeção de lítio na Serra d’Arga em 2010

A verdade vem sempre à tona. Em entrevista dada esta semana ao jornal digital Caminha 2000, a ex-Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Júlia Paula Costa, vem desmentir a atual vereadora e deputada à Assembleia da República, Liliana Silva, e confirmar que a autarquia caminhense, liderada pelo PSD, deu parecer positivo aos pedidos de prospeção de lítio na Serra d’Arga no ano de 2010. Estas declarações de Júlia Paula exigem uma atitude dos atuais vereadores do PSD: ou repudiam o passado do seu partido na Câmara, ou pedem desculpas aos caminhenses pelo exercício de hipocrisia política dos últimos meses.

A vereadora/deputada Liliana Silva tem um problema com a verdade e com a educação. Nos últimos dias, por exemplo, insultou vários Presidentes de Câmara do distrito, com particular ênfase para Caminha e Ponte de Lima e disse tudo e o seu contrário sobre o posicionamento do PSD na questão da prospeção do lítio na Serra d’Arga. Liliana Silva fará tudo para entrar na lista de deputados do PSD nas próximas Legislativas, incluindo atacar o executivo Júlia Paula do qual fazia parte Paulo Pereira, atual companheiro de vereação e, por isso, o PS entende que a população merece um esclarecimento: o PSD de Caminha é contra ou é a favor da prospeção do lítio na Serra d’Arga? Se é contra, porque é que foi a favor enquanto esteve na Câmara? Se é favor, porquê andar a enganar as pessoas?

Nos últimos tempos, o PSD tem aparecido como o grande defensor da Serra d’Arga depois de anos em que nada fizeram para proteger a biodiversidade da nossa montanha. Não criaram nenhuma medida de prevenção contra incêndios, não quiseram candidatar a Serra d’Arga a área protegida e, pior, aplaudiram a prospeção de lítio naquela zona. Não fizeram nada! Agora, hipocritamente, na esperança de ganhar uns votos e achando que ninguém se iam lembrar, o PSD aparece como o paladino do ambiente e na nossa Serra. Chega! Chega de hipocrisia! Chega de mentira! Liliana Silva quer apagar Júlia Paula, Júlia Paula desmente Liliana Silva, Júlia Paula tenta atirar as culpas para Flamiano Martins! Chega deste carrocel de hipocrisia!

Este é o tempo de nos concentrarmos na defesa da biodiversidade, dos valores naturais e nas gentes e no património da Serra d’Arga. É isso que o Município de Caminha, os movimentos informais de defesa da Serra d’Arga e as populações têm feito mas precisamos de saber com quem podemos contar e de que estirpe são feitos aqueles que ora são uma coisa, ora são o seu contrário. Não vale tudo em política, não vale tudo para cumprir objetivos de promoção pessoal.   

24 de junho de 2019

Concelhia do Partido Socialista de Caminha