Concelho repete o “pleno” nas praias conquistando em 2020 as 5 bandeiras azuis

Azenhas (Vilar de Mouros), Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora
0
121

A praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, e as quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, voltaram a ser galardoadas este ano com a Bandeira Azul da Europa. É o reconhecimento da qualidade, mas também do esforço continuado, desenvolvido durante todo o ano, que agora nos permite chegar mais uma vez ao objetivo e para todas as praias candidatadas. Um ano diferente, mas com a qualidade de sempre e devido à pandemia da COVID 19, o tema da Bandeira Azul este ano é: “De volta ao mar, com a atitude de mudar”.

Em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas.

Em 2018 atingiu-se outro importante patamar, com o sucesso da candidatura da praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser “tudo azul” e em 2020 repete-se: cinco candidaturas – cinco Bandeiras Azuis.

As distinções deste ano foram hoje apresentadas em conferência de imprensa no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras. “A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”, refere a própria organização, a propósito do significado do galardão.