Consumos – Ação pedagógica

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha - Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
0
1214

O mês de fevereiro terminou, para os alunos do segundo ciclo do ensino básico da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, com um debate aberto relativo aos consumos.

Promovido no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, esta atividade contou com a articulação existente entre a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, no seu enquadramento no Agrupamento de escolas concelhio, e a Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM), através da Unidade de Saúde Familiar (Centro de Saúde).

Tendo como alunos alvo os do 5º B e C da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, esta atividade decorreu sob a supervisão pedagógica da docente Carla Pedrosa e contou com a dinamização da Enfermeira Carla Viseu, a quem coube apresentar factos e estratégias para melhor orientar os alunos.

Pelas dinâmicas conseguidas, medidas na participação dos alunos, se reconhece o interesse que a temática teve, alimentando a criação de mais oportunidades de esclarecimento e mais ações de articulação institucional.

Esta iniciativa promoveu a afirmação da escola centrada nos alunos, corporizando o desenvolvimento da cidadania e da inclusão e alicerçando as estruturas do conhecimento que permitirão aos alunos desenvolver competências necessárias à sua vida atual e futura, valorizando a escola e os seus domínios de intervenção, fazendo eco das estratégias de promoção do sucesso e da prossecução dos princípios concorrentes para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

JCR | GabCom