CORSO CARNAVALESCO – VILA PRAIA DE ÂNCORA

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha | Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
0
2638

A 21 de fevereiro, os alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora participaram no Corso Carnavalesco que anualmente percorre as ruas de Vila Praia de Âncora.

Ao ritmo da música, os foliões lembraram diversos quadros temáticos, animando, divertindo e surpreendendo todos quantos, ao longo deste percurso, aguardavam por mais uma edição do corso.

O Corso Carnavalesco é uma tradição que envolve as escolas e outras instituições, unindo a comunidade em torno de motivos de Carnaval, marcando o início dos festejos carnavalescos no concelho de Caminha.

É pela manhã de sexta-feira que em Vila Praia de Âncora se entusiasmam miúdos e graúdos à mobilização nas ruas e outros locais, alargando-se a festa a todo o território do concelho de Caminha, em cuja sede se realiza um dos maiores desfiles na noite de segunda-feira. São cinco dias de animação, festa, brincadeira e organizações várias para celebrar o Carnaval, justificando a visita de muitos nacionais e estrangeiros, sobretudo da vizinha Galiza.

Por tudo isto o corso carnavalesco de Vila Praia de Âncora é sempre importante, marcando a tónica festiva dos dias que se seguem. Cientes disso, os alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, acompanhados pelos seus professores, não deixaram de estar presentes, fazendo das ruas Alexandre Herculano, Pontault-Combault, Miguel Bombarda, Avenida do Centro Cívico, ruas do Sol Posto, 5 de Outubro e 31 de Janeiro, um passeio de foliões, recebidos de forma calorosa na Praça da República, com o entusiasmo da população.

Integrado nas atividades pedagogicamente articuladas com a comunidade, esta foi uma iniciativa que contou ainda com o contributo das famílias, através do movimento associativo de pais e encarregados de educação.

JCR | GabCom