Corte da N13 no dia 09 junho entre as 00h00 e as 8h00

Obra da passagem superior pedonal da Sandia obriga ao corte da EN 13 para transporte de componentes de grandes dimensões
0
986

Na quinta-feira, dia 9 de junho, a partir das 00h00 e até às 08h00

A obra de execução da passagem superior pedonal junto à rotunda de acesso à A28, em Vila Praia de Âncora, correspondente à 2ª fase da empreitada de reabilitação urbana da Sandia e Vista Alegre, obriga, nesta fase, ao transporte de componentes de grandes dimensões, em horário noturno, e a condicionalismos de trânsito, incluindo o corte da EN 13, na quinta-feira, dia 9 de junho, a partir das 00h00 e até às 08h00.

Os trabalhos para a execução da passagem superior pedonal, que ficará situada a norte da rotunda de acesso da A28, em Vila Praia de Âncora, ligando o Lugar da Póvoa à zona onde está implantada a uma superfície comercial e a toda a zona poente de vila mais populosa do concelho de Caminha, iniciaram-se há cerca de um mês e a progressão da obra permite agora entrar numa fase em que serão incluídos elementos de grandes dimensões. A obra está inserida na empreitada de reabilitação urbana da Sandia e Vista Alegre que teve já a concretização de diversos arruamentos e infraestruturas que beneficiaram grande parte da zona norte de Vila Praia de Âncora e corresponde a um investimento global de 991.962,05 euros + IVA.

Os constrangimentos na circulação da EN13 implicaram a elaboração de um plano, com início, como referimos a 9 de junho de 2022, quinta-feira, a partir das 00h00 e até às 08h00. Estará ativo um plano de sinalização das frentes de obra, de modo a permitir a execução dos trabalhos, mas também por forma a garantir a segurança dos utentes da via. Será necessário proceder ao corte temporário de um troço da EN13, procedendo-se à implementação de itinerário de desvio alternativo. Assim, será cortado ao trânsito o troço da EN13 localizado entre a rotunda de acesso à A28, localizada em Sandia, Vila Praia de Âncora, e a rotunda de Moledo, permitindo-se apenas o acesso a moradores pelo lado norte da zona de corte e de trabalhos.

Para o trânsito de passagem, deverá ser utilizado o itinerário de desvio alternativo, que se desenvolverá através dos seguintes arruamentos:
. Sentido sul-norte: Rotunda EN13 de acesso à A28 em Vila Praia de Âncora – Rua António Pedro – Avenida de Santana – Rotunda EN13 de Moledo;
. Sentido norte-sul: Rotunda EN13 de Moledo – Avenida de Santana – Rua António Pedro – Rotunda EN13 de acesso à A28 em Vila Praia de Âncora.
Para facilitar a circulação e informar como os constrangimentos e alternativas, será colocada sinalização, com painéis de pré-aviso gráficos informativos nos locais mais relevantes e setas com a indicação “desvio”, ao longo do itinerário, nos locais de mudança de direção.

A empreitada de Reabilitação Urbana – Sandia – Rede Viária e Espaço Público, Acessibilidade a Pessoas com Mobilidade Reduzida é uma obra estruturante financiada em 85% pelo FEDER, ao abrigo do Programa Operacional Regional Norte 2020, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha. A Câmara Municipal de Caminha estima que esta 2ª fase de obra possa estar concluída até ao final do mês de julho do presente ano.