A crónica deste mês de Abril debruçar-se-á sobre os 50 anos da Revolução dos Cravos.
Como tal, decidimos fazer uma reflexão/balanço deste meio século de Liberdade.
Após a queda da ditadura, a vida melhorou substancialmente. Os portugueses, principalmente os mais pobres, ganharam poder de compra e podiam falar e fazer o que lhes aprouvesse.
Deixamos para trás dias cinzentos e castradores. Vingaram dias felizes, serenos e libertos de guerra. Portanto, o balanço é bastante positivo. Os valores de Abril ainda estão “dentro de validade” e é um orgulho perceber que o povo português ainda continua na luta pela sua liberdade.
Também o 25 de Abril trouxe – dez anos mais tarde – uma construção muito importante para a nossa terra: o Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora – instituição à qual estamos gratos e onde hoje, todos juntos, podemos discutir esta temática.
Como tal, e não deixando passar o 50º ano de liberdade em branco, colocamos mãos à obra e construímos um vídeo composto por fotografias de interações entre os avós e netos do coração – uma das relações que tanto privilegiamos – com um cravo vermelho sempre presente.
Uma atividade bastante prazerosa tanto para miúdos e graúdos e onde podemos também percorrer sítios emblemáticos da nossa tão bela terra.
Deixamos, então, como registo final alguns momentos desse vídeo.
Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!
Utentes do Centro de Dia e ERPI do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora