Curso Profissional de Técnico de Operações Turísticas – apresentação das PAP

0
141

A 24 de julho último, perante um júri composto por cinco elementos, apresentaram as Provas de Aptidão Profissional (PAP) os alunos do Curso Profissional de Técnico de Operações Turísticas. Perante a diretora do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Caminha, Profa. Maria Esteves, pela diretora do curso, Profa. Emília Roda, pela técnica especializada de Turismo, Profa. Isabel Alves, pela coordenadora dos serviços da cultura e turismo da Câmara Municipal de Caminha, Dra. Natividade Lima, e pelo técnico superior de Turismo (Turismo Porto e Norte de Portugal), Dr. Nuno Ferreira, foram seis os projetos apresentados e defendidos pelos alunos, a saber, “Itinerário turístico em Caminha”, “ÂncoraActive”, “Association GX”, “Sea Level Hostel”, “TransPort” e “Week-Out”. Motivados pelas condições particulares do entorno local e favorecidos pelas aprendizagens e desenvolvimento de competências promovidas pelo agrupamento de escolas, estes alunos receberam a melhor apreciação dos projetos e o reconhecimento da sua adequabilidade, oportunidade e exequabilidade.

Andreia Santos, na sua apresentação do “Itinerário turístico em Caminha”defendeu o circuito turístico por ela escolhido, valorizando um percurso pedestre que integra a o património cultural e natural, reflexo dos monumentos e locais mais emblemáticos da vila sede de Concelho. Hugo Oliveira e Josh Gonçalves mostraram o seu “ÂncoraActive” numa expressão da importância da animação turística, conseguida a partir de Vila Praia de Âncora, aliando a natureza às atividades ao ar livre. Diogo Martins e Guilherme Anjos submeteram ao júri o “Association GX”, empresa que revela a importância do Food Truck no turismo e na resposta aos turistas, integrando elementos gastronómicos de fácil identidade no país, mas com produção artesanal, trazendo para a Avenida Dr. Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, uma referência integradora na mobilidade de turistas, particularmente os mais jovens, interessados num serviço rápido. Iara Sá e Marlene Ferreira aportaram à sua PAP o “Sea Level Hostel”, um projeto de hostel para a freguesia de Moledo, destinado a oferecer, a custo acessível, alojamento, construído na base da sustentabilidade ambiental, com o recurso a contentores marítimos usados. Eric Costa e Rúben Rosa mostraram o potencial do seu “TransPort” que propõe um serviço de transporte, baseado em transferes rápidos, seguros e personalizados, com sede em Vila Praia de Âncora. Por fim o “Week-Out”, projeto de agência de viagens online, caraterizado por se destinar a públicos muito específicos e às pausas letivas, foi apresentado por Ana Cruz, e Leandro Carvalho.

Desta sessão pública, para além do testemunho de um exercício formativo que dá prova da importância do ensino profissional enquanto resposta educativa e formativa da escola pública, em geral, e do agrupamento do concelho de Caminha, em particular, fica o reconhecimento do júri, pelo valor acrescentado dos projetos apresentados e pela capacidade de defesa dos alunos, sinal das competências transversais desenvolvidas na esteira do rigor e acompanhamento pedagógico dos docentes.

JCR | GabComAESP