DAR SANGUE – DIA 13 NO CENTRO DE SAÚDE DE CAMINHA

Seja dador de sangue - Ajude
0
143

No dia 13 de setembro, a partir das 9H30, no Centro de Saúde de Caminha realiza-se mais uma Brigada de Sangue. Contamos consigo!
Dê sangue!

POSSO DAR SANGUE?
Para ser dador de sangue, terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis, será sempre efetuada em todas as dádivas uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas. 

QUAIS OS MEUS DIREITOS ENQUANTO DADOR DE SANGUE?

O dador tem direito à salvaguarda da sua integridade física e mental; à informação sobre todos os aspetos relevantes relacionados com a dádiva de sangue; à confidencialidade dos dados; ao reconhecimento público; a não ser objeto de discriminação; à isenção das taxas moderadoras no acesso à prestação de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nos termos da legislação em vigor; ao seguro do dador; à acessibilidade gratuita ao estacionamento nos estabelecimentos do SNS, aquando da dádiva de sangue e a ausentar-se das suas atividades profissionais pelo período de tempo necessário para a dádiva de sangue.

[ fonte: IPST, IP ]