Defesa da Floresta Contra Incêndios continua a ser prioridade do Executivo Caminhense

0
179

A Defesa da Floresta Contra Incêndios continua a ser uma das prioridades na agenda do executivo camarário. O trabalho realizado pela Equipa de Sapadores Florestais 25-111 é continuo e traduz essa aposta do Município, através dos trabalhos na gestão de combustíveis nas várias freguesias do concelho; apoio à realização de fogo controlado, queimas e queimadas; gestão e manutenção da rede de pontos de água; realização de ações de vigilância armada fixa (Local Estratégico de Estacionamento na Senhora das Neves, Dem) e móvel, entre outros trabalhos. Atualmente, esta equipa está a proceder à limpeza e abertura de faixa de gestão de combustíveis em diversos troços da rede de percursos pedestres municipais, nomeadamente junto ao Mosteiro de São João de Arga e em Moledo.

No concelho de Caminha, o trabalho realizado pela Equipa de Sapadores Florestais 25-111 em prol da Defesa é sistemático e devidamente planeado, contribuindo para uma execução significativa do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Em 2021, foram muitos os trabalhos realizados pela Equipa de Sapadores. No âmbito do serviço público anualmente definido pelo ICNF, os trabalhos de gestão de combustíveis efetuados centraram-se em torno de alguns aglomerados e também em diversos troços importantes da rede viária florestal, em áreas do baldio de Venade, Dem, Arga de S. João, Arga de Baixo e Arga de Cima, contabilizando um total mínimo de 25 hectares em cada ano.
Também realizou trabalhos para a criação de faixas de gestão de combustíveis e manutenção em dois estradões florestais, numa extensão total de mais de 4 quilómetros, desde o parque de merendas de Perrinchão até Carvoeiro, em Moledo e, desde aí, até à Fonte de Barbanços, já em Cristelo.

Foram também desenvolvidos vários trabalhos nas freguesias de União das Freguesias de Caminha e Vilarelho, Lanhelas e Dem, dando assim resposta às diversas solicitações das freguesias.
Destaque ainda para a limpeza de uma faixa de gestão de combustíveis de 100 metros para defesa de um aglomerado populacional no lugar de Aldeia Nova, em Venade, em terrenos dos baldios da freguesia, numa área de intervenção com cerca de 3,5 hectares.

Para além da criação de faixas de gestão de combustível, foi também efetuada a manutenção de diversos pontos de água e manutenção de vários troços de rede viária florestal.
Neste momento, e como já referimos, a Equipa de Sapadores está a proceder à limpeza e abertura de faixa de gestão de combustíveis em vários troços da rede de percursos pedestres municipais, nomeadamente junto ao Mosteiro de São João de Arga. A Freguesia de Moledo está também a ser contemplada. Nas próximas semanas irão ser efetuados trabalhos na freguesia de Vile, dando assim resposta às solicitações quer da junta de freguesia de Vile, quer do Conselho Diretivo dos Baldios de Vile.