Dia Internacional do Idoso
Neste mês Outubro comemorou-se o Dia Internacional do Idoso a 1 de Outubro. Este dia tem o objetivo de marcar a importância do idoso na sociedade, e combater o preconceito e discriminação com os mais velhos.
Nos tempos de hoje é importante pensarmos nos idosos, pois muitos deles vivem na solidão e isolamento.
Neste mês a Câmara Municipal de Caminha organizou um mês dedicado ao idoso com várias atividades, para todos os gostos.
Para abertura do mês e porque também era o dia da música, tivemos um espetáculo com o grupo Siga a Farra é sempre um momento de muita alegria e boa disposição, onde os idosos e colaboradores se divertem (dizem que nesses dias não existem dores). Também houve uma desfolhada foi um momento muito bem passado, a recordar velhos tempos onde não faltou boa disposição, cantares ao desafio e concertinas. O que faltou foi não encontrar a espiga vermelha (rei ou rainha) para andarmos aos abraços e beijinhos.
Tivemos atividade de música com dois professores da Academia Fernandes Fão, foi um momento muito agradável para todos nós, onde cantamos músicas que nos fizeram relembrar o nosso tempo de mocidade. Agradecemos as excelentes vozes que os dois professores nos presentearam que até fizerem arrepiar.
Também sem esquecer as Olimpíadas do Conhecimento uma das atividades que mais gostamos, porque somos muito competitivos e “não gostamos de perder nem a feijões” é uma das atividades que deveria acontecer mais vezes durante o ano. A atividade consiste em cada instituição ter um grupo de utentes e responder a várias perguntas de várias categorias, algumas perguntas nós treinamos outras para desempatar não sabemos. É uma tarde muito bem passada, cheia de boa disposição e muitas gargalhadas, nós mais um ano ficamos em 2º lugar uma ótima posição.
Poderíamos estar a falar de todas as atividades, porque cada uma delas tem a sua importância e nós gostamos de participar em todas.
Vamos enumerar as restantes atividades que participamos como a atividade de pintura, os Jogos com Fronteiras e também demos o nosso contributo para uma exposição de fotografia sobre “Recantos e Memórias” onde recordados memórias passadas nesses locais.
Também na nossa instituição tivemos uma pequena atuação com a Tuna da ESE – IPVC para nós, idosos e os meninos da creche Mundo Colorido onde fomos presenteados com boas músicas, alegria e boa disposição, obrigada pela visita são sempre bem-vindos.
Por fim e para terminar o mês Sénior tivemos em grande um espetáculo “Aqui há Fado” com a fadista Sara Sousa que foi um momento maravilhoso que mais uma vez recordarmos fados dos nossos tempos e a fadista tinha uma voz encantadora.
Para terminar obrigada ao CSCVPA e á Camara Municipal de Caminha, por todas as iniciativas.
Em breve voltaremos a dar notícias….
Residentes da ERPI do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora