Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor RBE e PNL2027 assinalam a data com atividades para casa

Ministério da Educação renova a sua aposta numa política que aponta para a necessidade de criar leitores e fazer circular o livro
0
274

Com a suspensão das aulas presenciais como forma de contenção da pandemia de Covid-19, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem disponibilizado sugestões de trabalho, curadoria de conteúdos, instrumentos e tutoriais, em atualização permanente, para manter ligadas as bibliotecas às comunidades escolares, disponíveis em https://www.rbe.mec.pt/np4/estamos_on/.

Nesta data em que se celebra o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2020, consciente do papel decisivo das tecnologias digitais e de trabalho a distância, fundamental durante este período de confinamento, o Ministério da Educação renova a sua aposta numa política que aponta para a necessidade de criar leitores e fazer circular o livro.

A biblioteca escolar deve recentrar e projetar o seu serviço e as suas atividades em função dos novos contextos. A RBE recomendou às bibliotecas que procurassem responder às atuais exigências dos seus utilizadores, redirecionando a sua ação para a criação de serviços capazes de apoiar as novas formas de trabalho. Para sustentar essa resposta, foi publicado o documento Biblioteca Escolar Digital.

Com o objetivo de ajudar os professores bibliotecários, foi também publicado um documento orientador, articulado com os princípios para a implementação do ensino a distância (E@D) nas escolas: A Biblioteca Escolar no Plano de E@D – Roteiro para professores bibliotecários.

O Plano Nacional de Leitura (PNL) assinala também este Dia Mundial do Livro com o desafio de se oferecerem livros, tirar o pó aos livros e ler mais, deixando sugestões de leitura, de música para ouvir ou livros-objetos para ver e ler, entre outras (ver em http://www.pnl2027.gov.pt/np4/diamundialdolivro.html).

No site Apoio às Escolas (https://apoioescolas.dge.mec.pt/) estão também disponíveis outros recursos e ferramentas, com a disponibilização de livros infantis e de lengas-lengas, disponíveis nas mais variadas fontes, como a Biblioteca Nacional (http://bndigital.bnportugal.gov.pt/) ou a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (http://prelo.incm.pt/2020/03/combata-o- isolamento-lendo-livros.html).

Tudo à distância de um clique, mantendo a segurança que estes tempos exigem.