DIABETES É UM DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO DA DOENÇA RENAL

Dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 de novembro
0
28

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai promover sessões de esclarecimento sobre a doença renal, dirigidas a crianças entre os 13 e os 18 anos, nos dias 11 de novembro, na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, na Figueira da Foz; 13 de novembro, no Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova, em Gondomar; e 13 de novembro, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. A iniciativa surge no âmbito da campanha “A vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”, e realiza-se a propósito do Dia Mundial da Diabetes, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal.

A campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção” pretende aumentar o conhecimento e compreensão sobre a doença renal crónica, promovendo a sua prevenção. A iniciativa conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Estes são os responsáveis por filtrar do sangue, o excesso de água e os produtos tóxicos que se formam no organismo. Quando perdem a sua função há uma acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e história familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

Para prevenir a doença renal crónica aconselha-se que vigie o seu peso, tenha uma alimentação saudável (reduzindo o consumo de gorduras e de sal), não fume (os fumadores têm uma probabilidade três vezes maior de apresentar uma função renal diminuída), faça exercício físico, controle a hipertensão e a diabetes, não beba álcool e não se automedique. Os rastreios regulares são também um fator crucial de prevenção.

Para mais informações sobre a campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção” consulte: www.anadial.pt