Distrito de Vila Real, Trás-os-Montes?

Como diria o “Chinês”: Eu explico, tu complica…
0
3134

Resolvi transcrever na íntegra uma notícia publicada no passado dia 08 de maio, continuamos a fazer grandes confusões no mapa de Portugal, ainda bem que o nosso País é pequeno senão deveriam de existir muitas mais…

“Dragagem em Vila Praia de Âncora avaliada em 1,5 ME e concurso avança este mês

Lisboa, 08 maio 2019 (Lusa) — A ministra do Mar anunciou hoje que o processo de dragagem no porto de Vila Praia de Âncora, distrito de Vila Real, está avaliado em 1,5 milhões de euros e que o concurso avança este mês.

“A dragagem prevista é no valor de 1,5 milhões de euros e a Polis Litoral Norte vai lançar o concurso ainda em maio e vai ser da responsabilidade da DGRM [Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos] assegurar o que vai competir à parte nacional”, disse Ana Paula Vitorino, em resposta aos deputados, durante uma audição parlamentar na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Após a terceira ronda de intervenções dos grupos parlamentares, a líder do Ministério do Mar sublinhou que, “tendo em conta a orientação da costa” é recorrente que nos pequenos portos seja necessário efetuar dragagens.

“Não é comportável, em todo o país, eliminar os portos que existem e fazer novos até porque a orientação da costa fica a mesma” vincou.

Confrontada pela deputada Liliana Silva do PSD com imagens do estado do porto de Vila Praia de Âncora, a governante comprometeu-se ainda a insistir com a sociedade para a requalificação e valorização (Polis) do Litoral Norte para que “seja cumprida esta matéria”

Com estas e com outras só espero que quando a intervenção começar não vá toda a gente, operários, materiais e máquinas para Vila Real dragar sabe-se lá o quê por aquelas bandas…

Será verdade?

Carlos Castro promete fazer uma greve de fome se não limparem a Vila…

Segundo o “Caminha 2000” e se as limpezas não forem feitas vamos ter uma greve de fome em Vila Praia de Âncora, ora vejam:

“Após o morador Hugo Martins ter manifestado “indignação” pela forma como se vem realizando a limpeza em Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, presidente da Junta de Freguesia, assumiu na última Assembleia de Freguesia (AF) que “podem brincar comigo”, mas “não brincam com a freguesia de Vila Praia de Âncora”, em referência à forma deficiente como este serviço está a ser feito na vila.

O autarca social-democrata insistiu que “a limpeza é dos assuntos que mais nos têm preocupado”, porque a empresa contratada pela Camara não realiza esse serviço nas zonas que lhe estão confinadas.

O presidente da Junta ancorense teme que a situação piore se a utilização de herbicida for arredada. Aproveitou para recordar o “espectáculo” montado na Praça da República para apresentação da maquinaria a utilizar pela empresa que venceu o concurso da recolha dos resíduos sólidos, mas, afinal, “não cumprem com o acordado”, acentuou.

E prometeu fazer uma greve de fome se não limparem esta vila. – In Caminha 2000”

Festa rija do Ancorense e do Âncora Praia

As duas equipas subiram à 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

No próximo ano futebolístico cá do burgo vai voltar o futebol de primeira à nossa Vila e à vizinha freguesia de Âncora, para Vila Praia de Âncora será o regresso depois de muitos anos de ausência do Âncora Praia a estas lides, fica aqui os parabéns para estas duas equipas.