Escola Profissional de Arqueologia – Uma escola única a nível nacional

0
81
marco de canaveses

A Escola Profissional de Arqueologia é uma escola pública com tutela dos Ministérios da Educação e da Cultura, localizada na Área Arqueológica, do Freixo- Marco de Canaveses, no distrito do Porto.

Com trinta anos de experiência na lecionação de cursos no âmbito do património cultural, tais como: assistente de arqueólogo, assistente de conservação e restauro, técnico de recuperação de património edificado, técnico de fotografia, técnico de animação em turismo e técnico de museografia, os seus formandos são reconhecidos no mercado de trabalho pelas suas competências técnicas.

A excelente formação técnica interliga-se com a sua localização geográfica. pois está inserida nas ruínas arqueológicas da cidade romana de Tongobriga, Monumento Nacional desde 1986, com gabinete de investigação, conservação e divulgação dependente da Direção Regional Cultura do Norte, transformando, essas ruínas e as suas valências em salas de aulas. É aí que os alunos adquirem as suas competências técnicas em arqueologia, conservação, restauro e divulgação, acompanhados por um corpo técnico de excelência que dinamiza as aprendizagens, procurando estratégias e recursos inovadores.

Para diversificar e complementar a formação, a escola recorre aos seus parceiros culturais inserindo os alunos em contexto de trabalho, em museus, laboratórios, gabinetes de arqueologia, sítios arqueológicos e outros localizados, em vários locais do país e da União Europeia.

Os cursos têm dupla certificação e são financiados por fundos europeus, proporcionando a todos os formandos um ensino de qualidade sem custos adicionais. Abrange o direito a uma bolsa de formação que vai desde o transporte ao alojamento, passando pela alimentação e recursos pedagógicos.

A Escola Profissional de Arqueologia é um espaço institucional e pedagógico, mas também um local onde se cruzam histórias de vidas de alunos e formadores que gostam e querem fazer, da arqueologia, da conservação e restauro e divulgação do património, a sua profissão.

Para saber mais:

·       Escola Profissional de Arqueologia  Largo da Igreja, 58  4630-092 Freixo – Marco de Canaveses, 255531293 
·       Site da escola: https://www.eparqueologia.gov.pt/
·       Página oficial da escola no facebook: https://www.facebook.com/EPARQUEOLOGIA
·       https://www.instagram.com/eparqueologia_patrimonio/
·       Canal do youtube: https://www.youtube.com/c/EnsinarComPatrimonio/
·       Página no Twitter: https://twitter.com/EPArqueologia