Está quase a começar o natal na Leira

Exposição/venda de peças de arte, de pequena dimensão, na estrutura de aço corten da Arte na Leira
0
154

O Natal chega este domingo a Arga de Baixo, mais propriamente à casa do artista Mário Rocha, que abre um espaço na leira para acolher a iniciativa “Natal na Leira”. A estrutura de aço corten foi o espaço escolhido e vai receber obras de Mário Rocha e de outros artistas. Esta será uma exposição/venda de peças de arte, sobretudo cerâmica e pintura, de pequena dimensão, ideais, porque não, para um presente de Natal.

Para os menos apreciadores das lojas ou dos grandes espaços comerciais, a alternativa para um presente, seja de Natal ou não, pode bem passar por uma peça original, uma obra de arte. Esse pode ser um dos propósitos para visitar a Casa do Marco, em Arga de Baixo, que todos os anos recebe a já tradicional Arte na Leira, que este ano cumpriu a 24ª edição.

Subir à belíssima Serra d’Arga e, ainda, poder visitar uma exposição de arte moderna é outro objetivo, muito apelativo, do Natal na Leira. Mário Rocha e mais seis ou sete artistas, uma delas alemã, estão a terminar a seleção de algumas peças, para expor e vender a partir de domingo.

A mostra, que poderá ser visitada sobretudo no horário da tarde, será dinâmica, ou seja, as peças que poderá ver nos primeiros dias poderão e deverão ser substituídas por outras, uma vez que quem adquirir o trabalho artístico poderá levá-lo imediatamente consigo.

Mário Rocha explica que esta foi uma forma de dinamizar a Serra e manter a expetativa para a próxima edição da Arte na Leira, que em 2023 chega às 25 edições ininterruptas, uma espécie de “boas de prata” que já começaram a ser preparadas. Como já disse o artista, a Arte na Leira regressará em 2023 com edição especial “bodas de prata” e outros convidados. Uma certeza é que a parceria com o Município de Caminha se manterá. Outra presença certa é já a do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, porque a Arte na Leira não tem preconceitos e há vários anos abre as portas aos novos talentos, também através desta instituição de ensino.

Sobre a nova experiência – Natal na Leira – fique atento, em breve teremos outras novidades. Esta é uma das iniciativas que integram a programação de Natal e Ano Novo, a partir de 1 de dezembro, com eventos incontornáveis como a Rota da Rabanada, o Passeio do Pai Natal em Bicicleta, as marionetas em festa, e muitas novidades.