ETAP no Parlamento Europeu – continuação da visita

0
702

Tal como constava do programa o dia de quinta feira foi praticamente passado no Parlamento Europeu.
A manhã foi dedicada a visitar o Parlamentarium, nesse local tão emblemático e muito visitado toda a comitiva pode constatar toda a história e evolução da União Europeia desde o seu início até aos dias de hoje.
De seguida foi tempo de almoçar em pleno Parlamentarium, no espaço do Bar, um almoço rápido, pois a tarde prometia e os compromissos eram bastantes.
E assim foi, numa breve mas importante reunião ficamos a conhecer muita da orgânica do funcionamento de toda a União Europeia, em bom português ficamos a saber várias situações que nos enriqueceram no nosso saber.
De seguida estava guardado um dos pontos mais altos da visita, o encontro com o Hemiciclo, afinal de contas, onde as grandes decisões se tomam para todos os 27 países que atualmente fazem parte de Comunidade.

Mas o dia ainda teria mais um momento alto, em mais um encontro/reunião com Manoel Bordoy, Secretário Geral Adjunto das Escolas Europeias e Vítor Nogueira, funcionário da Direção Geral do Emprego d Comissão Europeia ficamos a saber mais sobre estes temas, uma conversa muito profícua em especial para os alunos e professores que aproveitarm o momento para colocar algumas dúvidas bastantes interessantes e de grande utilidade para o seu futuro muito próximo.

Uma última nota para uma visita especial, à Sala de Reuniões com o nome de uma figura incontornável da Democracia de Portugal e de toda a Europa, o antigo Primeiro Ministro e Presidente da República Portuguesa, Mário Soares.
No final da tarde, já noite escura em Bruxelas foi tempo do jantar, regressados ao Hotel o grupo estava cansado deste dia cheio de atividades mas muito mais rico no saber e mais consciente de todo o trabalho realizado em Bruxelas no Parlamento Europeu. E sobretudo muito empenhado em exercer e passar a mensagem do direito de voto nas próximas eleições europeias que em Portugal vão ser realizadas no dia 9 de junho de 2024.
Sexta feira, a manhã será livre para algumas visitas a Bruxelas até ao horário previsto para o regresso a Portugal.

Gaspar Pereira