ETAP “Sempre em forma”
No âmbito do projeto “Corrida – Uma atividade para todos!” desenvolvido pelo aluno Luís Araújo no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, decorreu na ETAP – Escola Profissional, Unidade de Formação de Viana do Castelo, uma palestra denominada “Trail Running – Oportunidades e Desafios“, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para uma vida mais ativa e saudável.
O Trail Running ocorre em vários tipos de terreno natural (areia, estradas de terra, caminhos florestais, single-tracks, trilhos de neve etc.) e em vários tipos de ambiente (montanhas, florestas, planícies, desertos etc.). As corridas ocorrem principalmente em superfícies off-road, no entanto, secções de superfícies pavimentadas, como asfalto, cimento, cascalho, são uilizadas para alcançar ou ligar os trilhos do percurso, no entanto devem ser reduzidas ao mínimo
Durante a manhã contamos com a presença do atleta Carlos Sá, um atleta português na modalidade de ultramaratona, campeão de Ultra Trail de Portugal e recordista mundial de ascensão e descida da montanha mais alta do continente americano, a Aconcágua. Durante a palestra tivemos a oportunidade de saber o que é o trail. Partilhou ainda as principais dificuldades desta modalidade suportar em certas regiões as altas temperaturas e o reduzido tempo de sono. Também foi destacada a capacidade que o corpo humano tem de atingir um oportunidades um nível desconhecido e vivenciar paisagens fabulosas.
Durante a palestra o atleta destacou também o tipo de alimentação que fazia na preparação das provas e durante as mesmas bem como o reduzido período de derscanso durante as provas. Na prova de longa distância a alimentação consiste em ingerir pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia. Carlos Sá, deu ainda o exemplo do trail do deserto Saara, com duração de uma semana, em que o tempo de descanso foi, uma na média de quatro horas diárias.
Foi um momento muito interessante que contou com a participação dos alunos da ETAP.