EUROCIDADE TUI VALENÇA REALIZARAM REUNIÃO HISTÓRICA E INÉDITA NA EUROPA

PRIMEIRA ASSEMBLEIA ENTRE CIDADES DE PAÍSES DIFERENTES
0
256

As forças políticas de Valença e Tui promoveram a Primeira Assembleia da Eurocidade, em 10 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Valença.Esta foi uma assembleia histórica e inédita na Europa que pela primeira vez colocou todas as forças políticas, de duas cidades, de dois países distintos, a debater o presente e futuro do seu espaço territorial a Euro cidade Tui Valença.

Ato Histórico na Europa
O ato inédito pretendeu evocar o oitavo aniversário da constituição formal da Eurocidade Tui Valença.  Na Assembleia da Eurocidade participaram todos os elementos da Assembleia Municipal de Valença, bem como do Pleno da Corporación Municipal de Tui, num total de 56 elementos, distribuidos por 9 grupos parlamentares. A primeira decorreu em Valença, terá carácter rotativo anual. Em Valença seguiu-se a normativa da Assembleia Municipal de Valença e em Tui a da  Corporación Municipal de Tui. A Assembleia teve, também, uma parte aberta à intervenção do público.

Primeira Assembleia de uma Eurocidade
Pela primeira vez os elementos da Assembleia Municipal de Valença e do Pleno de Tui, promoveram uma assembleia para debater a Eurocidade. Esta foi, também, a primeira vez que uma Eurocidade realizou uma assembleia alargada a todas as suas forças políticas com representação popular nos seus órgãos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Manuel Rodrigues Lopes, “este é um ato pioneiro na Europa, de aprofundamento democrático, de cooperação, de avanço do projeto Eurocidade que é uma vontade comum das duas cidades continuar no roteiro do estreitamento de laços e partilha para máximo beneficio das nossas populações e territórios.

Debater o Presente e Futuro da Eurocidade
Da agenda de trabalhos consta a proposta de troca de bandeiras para colocação em todos os atos municipais de Valença e Tui. Em debate estará, também, a implementação do projeto UNICIDADE, bem como os desafios que se deparam à Eurocidade no espaço temporal de 10 anos.