Evento final do 35º Aniversário do Programa Erasmus + em Bruxelas

0
83
angelina presa

O ano de 2022 ficou marcado pela realização de diversos eventos em cada estado-membro com o objetivo de comemorar os 35 anos do programa Erasmus na Europa, considerado o programa mais bem-sucedido de todos os tempos.

O Erasmus+ oferece a milhões de europeus a oportunidade de estudar, estagiar, ter formação e ganhar experiência num país da União Europeia e não se destina apenas a estudantes, abrange todas as pessoas e organizações ligadas às áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto e a todos os públicos nos campos da educação e da formação, formais ou não formais.

O evento final comemorativo deste aniversário foi realizado em Bruxelas, no passado dia 14 de dezembro, no qual participaram convidados de todos os setores que beneficiam do Erasmus+.

A diretora pedagógica da ETAP Escola Profissional, Angelina Presa, participou neste evento a convite da Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação portuguesa.

Durante o evento foi possível assistir a diversas comunicações de oradores de organizações beneficiárias, participantes individuais do Erasmus+, agências nacionais e fundadores do programa Erasmus+.

Destacamos as comunicações da sessão de abertura do vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas e da Comissária Europeia Mariya Gabriel que nos apresentaram os grandes resultados alcançados com o programa ao longo dos últimos 35 anos, assim como as grandes linhas orientadoras para o seu futuro, ao longo dos próximos 35 anos.

A situação da guerra na Ucrânia foi ainda destacada neste evento através da apresentação, no final do evento, da peça de teatro intitulada “The Desire of Youth”, representada pela Escena Erasmus, que conta com um elenco de jovens atores provenientes de diversos países incluindo refugiados ucranianos.

A Direção da ETAP Escola Profissional agradece à Agência Erasmus+, na pessoa da sua Diretora Geral, Dra. Ana Cristina Perdigão, a oportunidade de participação neste tão marcante evento.

A Diretora Pedagógica,
Angelina Presa