Falecimento do Dr. Francisco Sampaio

0
1981

Preito de homenagem a uma das maiores figuras de Vila Praia de Âncora

Depois de um ainda dilatado período em que esteve confrontado com uma doença progressivamente incapacitante, faleceu ontem, dia 31 de dezembro, com 84 anos, o Dr. Francisco Sampaio.

Trata-se de uma figura da maior relevância para Vila Praia de Âncora onde, casou e constituiu família, para o município, para Viana do Castelo e para a região norte onde deixou marcas indeléveis na promoção dos usos e costumes, na divulgação da etnografia, folclore, gastronomia, na pesquisa histórica e na dinamização da cultura e do turismo da nossa região.

A sua umbilical ligação e Vila Praia de Âncora e às suas gentes deixaram marcas indeléveis e, desde logo, nas cerca de quatro décadas do exercício do cargo de Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, nos longos anos como dirigente e maestro do Orfeão de Vila Praia de Âncora, na Presidência da Mesa da Assembleia Geral do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, no Fórum Ancorense e no Jornal Terra e Mar.

Como figura pública de relevo saliento a sua passagem pela Câmara Municipal de Caminha, onde foi Presidente da Assembleia Municipal, o seu papel como Presidente da Junta de Turismo e da Comissão Regional de Turismo e a sua mestria como docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A sua trajetória de grande prestígio fez com que o Presidente da República, Dr. Mário Soares, lhe tivesse atribuído uma comenda, mas o maior preito de gratidão é-lhe devido pela população de Vila Praia de Âncora a quem dedicou, praticamente, toda a sua vida.

Sabemos que Vila Praia de Âncora cresceu fruto do empenho de muitas individualidades e personalidades de grande prestígio local, regional e nacional e a figura do Dr. Francisco Sampaio está entre os nomes maiores que contribuíram para o engrandecimento e para o prestígio da nossa terra.

Este testemunho, imperfeito e singelo é de alguém que lhe reconhece o mérito de ter trabalhado arduamente na Monografia do Concelho de Caminha com um cunho especial na parte relativa ao Vale do Âncora e Vila Praia de Âncora. Este é um testemunho de quem gostaria de ver mais reconhecida a sua ação e de quem espera que, mesmo a título póstumo,se reconheçam os muitos méritos e os imensos talentos que vão desde a sociologia, a música, a poesia e o teatro. 

Por mim deixo o preito da minha homenagem pela sua dedicação a Vila Praia de Âncora, a Viana do Castelo e à Região de Turismo do Douro e Norte. Deixo a minha homenagem pela forma como soube interpretar o sentir das suas gentes, bem evidenciado na sua extensa obra. Merece, por isso, que o seu nome e a sua obra sejam integrados na memória coletiva e, muito justamente, na toponímia de Vila Praia de Âncora.

Em meu nome pessoal e na qualidade de Presidente da Direção do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, Presidente da Direção do Fórum Ancorense, da TEMACCOPE e Diretor do Jornal Terra e Mar endosso, de forma sentida, os meus sentimentos à Profª Raquel Sampaio, sua esposa, e a toda a família.

José Luis Presa