FBAC promove ações de formação digitais de curta duração em 2021/2022 • Inscrições abertas!

0
902

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira, dando continuidade à sua estratégia de desenvolvimento de públicos e qualificação dos profissionais do setor da cultura e educação, apresenta um ciclo de ações de formação certificadas em 2021/2022. As sessões são gratuitas e decorrem exclusivamente em formato digital.

A iniciativa destina-se a profissionais do setor da cultura e educação, mas alarga-se ao público em geral. O objetivo consiste em capacitar os participantes de conhecimentos técnicos e ferramentas orientadas em estratégias de mediação e comunicação com os públicos.

Segundo o presidente da FBAC, Nuno Correia, “esta iniciativa vem colmatar alguma carência a nível da oferta formativa, especialmente no setor cultural, e promover a qualificação e valorização do trabalho dos artistas, profissionais e educadores”.

O ciclo de formações arranca no próximo dia 16 de outubro (sábado), sobre a temática “Marketing Digital – ferramentas aplicadas ao setor cultural” e é orientado por Vasco Marques. Já a 23 de outubro, Isabel Freitas (Universidade Portucalense), promove a formação “Turismo, património e arte – uma visão além-fronteiras”. A última sessão de 2021 será ministrada por Filipe Serra, no dia 13 de novembro e versará sobre “Os Direitos de Autor nas organizações culturais”.

Em 2022, as temáticas serão acessibilidade na cultura, mediação cultural e transmedia e storytelling.
As sessões terão a duração de 6 horas (10h00-13h00, 14h00-17h00) e a certificação será outorgada pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e, no caso dos docentes, pelo Centro de Formação do Vale do Minho. A participação é gratuita e limitada, mas encontra-se sujeita a inscrição.

De referir que a iniciativa é promovida no âmbito da candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / DG-ARTES Direção-Geral das Artes.

Formulário de inscrição

Calendário das ações de formação de curta duração:

16 de outubro 2021 | “Marketing Digital – ferramentas aplicadas ao setor cultural”
Vasco Marques
Docentes: Grupo de recrutamento 600, 240

23 de outubro 2021 | “Turismo, património e arte – uma visão além-fronteiras”
Isabel Freitas
Docentes: Grupo de recrutamento 200, 240, 400, 420, 600

13 de novembro 2021 | “Os Direitos de Autor nas organizações culturais”
Filipe Serra
Docentes: Grupo de recrutamento 600