FEIRA DE S. MARTINHO – ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha - Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
0
33

Dando corpo à tradição, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, à semelhança da escola sede do agrupamento, em Caminha, lembrou o S. Martinho com castanhas… sem vinho.

Foi a 13 de novembro, no espaço exterior deste estabelecimento de ensino que alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, professores, assistentes operacionais e técnicos, encarregados de educação e demais comunidade, partilharam, durante a manhã, os sabores das castanhas, sob o típico Sol de S. Martinho, que, contrariando as previsões mais pessimistas, marcou calorosa presença.

Organizado num trabalho articulado, interdisciplinar e colaborativo, sob a liderança dos respetivos diretores de turma, esta iniciativa brindou igualmente o tema (A)Braços de Mar, não só pelo envolvimento dos alunos, mas essencialmente pelo cariz solidário da feira organizada, cujas receitas revertem a favor do programa de Reforço Social da escola e do agrupamento, num alerta solidário que não se encerra com a iniciativa e que prossegue ao alongo do ano com outros envolvimentos, numa atenção social valorizada pela escola.

Do convite lançado à participação coletiva resultaram produtos diversos que se identificam com as vivências locais, enfatizando-se os produtos hortícolas, doçaria, mel, compotas e outros.

Como complemento da identidade, a feira de S. Martinho teve a tradicional castanha assada, distribuída por todos os participantes e convidados, que este ano, numa vivência intergeracional, contou com a presença dos utentes de lares locais.

Ao longo da manhã foram ainda organizados diversos jogos tradicionais, trazendo à memória outros tempos, outras formas de diversão e outras oportunidades de convivência social.

Tornando os alunos agentes ativos nesta dinâmica, foi dado contributo para o perfil de competências dos alunos, valorizando o Domínio da Autonomia Curricular, pela articulação conseguida e pela gestão de tempos letivos consignados a esta atividade.

JCR | GabCom