Festa de São Frutuoso, fundador do Mosteiro de S. João de Arga

5 de dezembro, Paróquia de S. João de Arga, Diocese de Viana do Castelo
0
73

S. Frutuoso

Frutuoso nasceu na região de Bierzo, província de León, de família real visigoda, nos primeiros anos do século VII (600-610). Após o falecimento dos pais, dirigiu-se a Palência para se formar na escola do bispo Conâncio. Regressou depois ao Bierzo, onde se dedicou ao ascetismo anacorético.

Pressionado por muitos dos seus seguidores, fundou entre 639 e 642, o seu primeiro mosteiro, o de Compludo. A este seguir-se-ão muitos outros na Galécia. Uma tradição coloca o nosso Mosteiro de S. João d’ Arga entre os vários fundados pelo autor da “Regula Monachorum”.

Festa do Fundador da “casa”

No dia litúrgico de S. Frutuoso, 5 de dezembro, a Paróquia de S. João de Arga, no arciprestado de Caminha, celebra festivamente o “dia do Fundador”, tendo como o ponto alto a celebração da Eucaristia.

Neste dia é construído o presépio, representando a casa onde Jesus Cristo nascerá no Natal. É também um compromisso das gentes de hoje de reservarem espaço para Deus, já que em Belém de há 2000 anos “não havia lugar para eles”. É um dos actos da festa do fundador desta “casa de Deus” na Serra de Arga: edificar uma casa para Jesus nascer.

Cruz da Evangelização

Em ano pastoral diocesano dedicado aos jovens, o presépio terá uma referência à Cruz da Evangelização entregue pelo Papa João Paulo II ao continente europeu na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 1987, em Buenos Aires (Argentina), que esteve neste Mosteiro no ano 2016, aquando da sua passagem pelas dioceses de Portugal.

Em ano de pandemia não será possível organizar a frutuosa merenda” que habitualmente é servida no final da missa e que promove o encontro e partilha entre todos. Haverá um dia em que nos reuniremos junto do cesto da merenda: mas não será neste ano de peste!