Festival Tempos Cruzados arrancou com cinema e teatro para os mais novos

Nove espetáculos gratuitos e o próximo, este sábado, traz os guitarristas Frankie Chavez e Peixe ao Valadares, Teatro Municipal de Caminha
0
72

O Festival Tempos Cruzados arrancou sexta-feira última com cinema e no dia seguinte, sábado, houve teatro, numa programação dirigida sobretudo ao público mais jovem. O próximo espetáculo sobe ao palco do Valadares, Teatro Municipal de Caminha e traz música, com o projeto Miramar, dos guitarristas Frankie Chavez e Peixe. Todos os espetáculos, num total de nove, são gratuitos. São dois meses de espetáculos, numa iniciativa organizada em parceria por várias entidades: a Direcção-Geral do Património Cultural, o Museu Nacional Soares dos Reis e os Municípios de Caminha, Chaves e Vila Nova de Gaia.
“Lightyear”, filme de animação da Disney e da Pixar, uma aventura de ficção científica que conta a história da origem de Buzz Lightyear, o herói em que se inspira um brinquedo, abriu o Festival Tempos Cruzados, com duas sessões, sexta-feira no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
No dia seguinte, ainda com o foco nos mais novos, embora a peça tenha atraído gente de várias faixas etárias, esteve em palco “Os sonhos do Tom”, um espetáculo infantil que parte da obra de Mark Twain. Foi no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
“O Festival começou da melhor maneira, envolvendo sobretudo os mais novos, que queremos ajudar a despertar para a Cultura, para as diversas manifestações culturais, o que, estamos seguros, é essencial para formar cidadãos mais equilibrados, mais cultos e mais saudáveis. A convivência, desde a infância, com o cinema, com a música, com o teatro, a dança e com as mais diversas expressões artísticas traz ferramentas, bons hábitos, um adulto melhor”, considera o Presidente da Câmara, Rui Lages.
Como referimos, todos os espetáculos são gratuitos, mas os bilhetes devem ser levantados a partir da segunda-feira anterior ao espetáculo. E o próximo é já este sábado, dia 12 de novembro, às 21h30, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. O projeto descreve deste modo o trabalho dos guitarristas Frankie Chavez e Peixe: “depois do surpreendente álbum de estreia homónimo, o projeto Miramar, dos guitarristas Frankie Chavez e Peixe, está de regresso com o seu segundo longa-duração, Miramar II. Apesar de ter sido concebido e gravado em pleno confinamento (2020), Miramar II surge como um conjunto de temas – mais luminosos, aventureiros e esvoaçantes – que tanto nos remete para ecos da melhor música popular portuguesa do século passado como nos faz viajar, on the road, pelas desérticas paisagens do Texas”.
Refere ainda que: “a dupla Miramar resulta do encontro casual entre Frankie Chavez e Peixe no festival alentejano Guitarras ao Alto, em junho de 2017. A partir daí, surgiu este diálogo sem fronteiras: uma união que, além de poder ser apreciada nestes dois álbuns de qualidade assinalável, merece sobretudo a possibilidade da sua experiência ao vivo – que tem vindo a ser cada vez mais bem-sucedida, um pouco por todo o país”.

Os espetáculos, de múltiplos géneros artísticos, distribuem-se pelos palcos do Valadares, Teatro Municipal de Caminha e o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. A estes junta-se a Galeria de Arte Caminhense, no próximo dia 26, para a Performance Artística de João Fiadeiro.
O Festival Tempos Cruzados, que apresenta cinema, teatro, música, dança, artes circenses e instalações artísticas, numa autêntica festa da cultura, ainda tem muito para ver, como pode ser confirmado no programa.

TEMPOS CRUZADOS – PROGRAMAÇÃO A PARIR DE 12 NOVEMBRO

Sáb, 12 novembro | 21H30
FRANKIE CHAVEZ E PEIXE (MIRAMAR)
Concerto
Festival Tempos Cruzados (NORTE 2020)
Local: Valadares, Teatro Municipal de Caminha
Entrada gratuita

Sáb, 19 novembro | 21H30
INNER CALLING
ESPETÁCULO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA pela INTRANZIT Cia.
Festival Tempos Cruzados (NORTE 2020)
Local: Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
Entrada gratuita

Sáb, 26 novembro | 18H00
I AM SITTING
Performance Artística de João Fiadeiro
Festival Tempos Cruzados (NORTE 2020)
Local: Galeria de Arte Caminhense
Entrada gratuita

Sáb, 10 dezembro | 21H30
TATANKA
Concerto
Festival Tempos Cruzados (NORTE 2020)
Local: Valadares, Teatro Municipal de Caminha
Entrada gratuita

Sáb, 16 dezembro | 21H30
BAILE DOS CANDEEIROS
Dança/Performance
Festival Tempos Cruzados (NORTE 2020)
Local: Valadares, Teatro Municipal de Caminha
Entrada gratuita

Sáb, 17 dezembro | 21H30
GISELA JOÃO
Concerto
Festival Tempos Cruzados (NORTE 2020)
Local: Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
Entrada gratuita